*
 

Mais de 800 mil pessoas são esperadas nos cemitérios do Distrito Federal nesta quinta-feira (2/11), Dia de Finados. Os portões das seis unidades — Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia — serão abertos uma hora mais cedo, às 7h. A entrada do público será permitida até as 19h. Velórios e sepultamentos ocorrerão normalmente.

Visitantes que precisarem de água para a limpeza de sepulturas poderão solicitá-la diretamente na administração dos cemitérios, como ocorre durante todo o ano. Também haverá, das 8h às 17h, missas campais celebradas pela Arquidiocese de Brasília.

Baseando-se em anos anteriores, a Polícia Militar acredita que a maioria dos visitantes deve ir ao Campo da Esperança, na Asa Sul, que contará com reforço no número de profissionais e nos terminais de atendimento.

O transporte público vai funcionar como se fosse um domingo, com 40% da frota. No entanto, de acordo com o Transporte Urbano do DF (DFTrans), haverá complementação nas regiões que abrigam cemitérios, de acordo com a necessidade. O metrô funcionará das 7h às 19h.

Acessibilidade
O acesso de veículos ao interior dos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e de Sobradinho será restrito a pessoas com deficiência e idosos portadores de autorização – identificada por adesivo no carro, emitido pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran). A entrada de automóveis nos cemitérios de Planaltina e Brazlândia não será permitida devido à falta de espaço.

Haverá ainda transporte coletivo gratuito nos cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho. No Campo da Esperança, além da entrada principal (ao lado do Templo da LBV), estarão abertos dois portões: um próximo ao Setor Policial, perto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); e outro no Parque da Cidade.

Infraestrutura
Além dos 50 vigilantes que trabalham regularmente nas unidades, a segurança contará com reforço de 38 pessoas. Todos os cemitérios aumentarão o número extra de terminais e de atendentes: em 15 e 26, respectivamente. Eles se juntarão aos 170 funcionários da empresa, que permanecerão nos locais em tempo integral.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes e autônomos no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização será das administrações regionais, da Agefis, do Detran-DF e da Polícia Militar.

Os banheiros coletivos funcionarão normalmente. Para atender à demanda de visitantes, haverá banheiros químicos distribuídos em todos os cemitérios.

A Operação Finados tem apoio Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, do Corpo de Bombeiros, do Detran, da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Secretaria de Justiça e Cidadania, Agefis, Arquidiocese de Brasília e Caesb.

Veja, neste link, o que abre e o que fecha neste feriado.

 

 

COMENTE

Dia de Finadoscampo da esperançaVisitantesCemitérios
comunicar erro à redação