DF tem a noite mais fria do ano, com mínima de 12,8°C, diz Inmet

Temperatura foi registrada nesta segunda-feira (11/05). Madrugadas têm sido mais geladas: em 4 de maio, termômetro marcou 9°C

atualizado 12/05/2020 9:28

A noite do Distrito Federal teve novo recorde de frio neste ano nesta segunda-feira (11/05). Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 12,8°C de temperatura mínima. No último dia 3 de maio, o recorde anterior havia sido de 13,1°C.

As madrugadas, porém, estão mais geladas ainda. Em 4 de maio, os termômetros marcaram 9°C, segundo o Inmet.

A queda da temperatura está associada ao movimento de ar provocado por uma grande massa de ar frio de origem polar, que influenciou o Brasil nos últimos dias.

O movimento ocorre na passagem de sistemas de alta pressão atmosférica, como uma massa de ar frio, e traz o ar mais seco e frio dos altos níveis da atmosfera para as camadas de ar próximas da superfície.

Essa massa de ar vem esfriando o país desde 6 de maio e, durante o fim de semana de 9 e 10 de maio, a parte mais forte dela passou pelo litoral da Região Sudeste. Isso ajudou a esfriar a região do Distrito Federal, segundo o Inmet.

0
Tempo seco e chuva

O sol e o tempo seco, com pouca ou nenhuma nebulosidade durante o dia, predominam sobre Brasília até a quinta-feira (14/05).

A previsão é de que as chuvas retornem a partir da sexta-feira (15/05) e se estendam por todo o fim de semana, com a passagem de uma frente fria pelo Brasil.

Últimas notícias