metropoles.com

DF: Secretaria de Saúde vai comprar 76 milhões de pares de luvas

Em falta na rede pública, equipamentos já foram objeto de denúncias e relatos de má qualidade. O valor da compra é de R$ 15 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 09/10/2017 Fachadas – Secretaria de Saúde do Distrito FederalLocal: STN – Asa Norte, BrasíliaFoto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 09/10/2017 Fachadas – Secretaria de Saúde do Distrito FederalLocal: STN – Asa Norte, BrasíliaFoto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Foram vários os alertas sobre falta e até a má qualidade de luvas cirúrgicas e não-cirúrgicas na rede pública do DF desde o início do ano. Apesar de a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) ter indicado que o processo de compra do equipamento “foi finalizado e aguarda a entrega pelo fornecedor” no fim de janeiro, o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (12/02/2020) anuncia a abertura das propostas somente para 27 de fevereiro.

São 14 tipos diferentes e os números impressionam: 4,5 milhões pares de luvas cirúrgicas e 71,6 milhões de não-cirúrgicas, de todos os tamanho. O valor estimado da compra também é significativo, mesmo para o orçamento da saúde, o maior do Governo do Distrito Federal (GDF): R$ 15,5 milhões.

O pregão será realizado por Sistema de Registro de Preço (SRP), que fixa as propostas das empresas por um tempo determinado, permitindo à administração escalonar as compras à medida das necessidades. Apesar da decretação de situação emergencial na saúde em 24 de janeiro, que autorizaria o governo a realizar compra emergencial sem licitação, o procedimento segue o rito habitual.

 

Cirurgias em risco

O Metrópoles relatou, no fim de janeiro, a afirmação de uma servidora do Núcleo de Farmácia Hospitalar (NFH) de que a secretaria havia sido notificada dos problemas que envolvem o lote dos equipamentos em setembro do ano passado. À época, as unidades públicas já estavam desabastecidas do material.

Para tentar solucionar a falta das vestimentas de proteção, a funcionária relatava ter conseguido “fazer apenas o projeto emergencial de compra das luvas tamanho 6,5”. Os equipamentos, contudo, demorariam entre 20 e 30 dias para chegar.

De acordo com a denúncia, os tamanhos 7 a 8 seguem pendentes de entrega desde 27 de agosto do ano passado. A licitação aberta nesta quarta contempla todos os tamanhos.

Sem luvas, os demais servidores do NFH estariam pedindo o material emprestado de outras unidades, como o Hospital de Base (HBDF), o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Hospital das Forças Armadas (HFA). O desabastecimento poderá atrapalhar a realização de procedimentos médicos nas unidades públicas de saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?