DF: Saúde amplia para 19 anos faixa etária da vacina contra meningite

A campanha também vale para profissionais das redes de saúde pública e privada. Ampliação deve ser mantida até fevereiro de 2023

atualizado 23/06/2022 7:06

enfermeia retira vacina de frascoRafaela Felicciano/Metrópoles

Pessoas com até 19 anos que não tomaram nenhuma dose da vacina meningocócica C podem procurar uma das salas de vacinação de rotina no Distrito Federal para receberem o imunizante. A medida também vale para profissionais das redes de saúde pública e privada. A previsão é de que a ampliação da faixa etária seja mantida até fevereiro de 2023, quando a vacina voltará a ser indicada apenas para crianças com menos de 12 meses.

A cobertura vacinal no DF está em baixa: 84,5%, em 2019; 83,81%, em 2020; e 75,8%, em 2021, o menor índice registrado para as crianças de até 12 meses. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo.

A gerente de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renata Brandão, lembra que não deve receber nova imunização quem tomou alguma dose da vacina meningocócica ACWY, hoje prevista no calendário vacinal para crianças de 11 e 12 anos. A orientação é consultar o cartão de vacina.

A meningite pode causar sequelas e ser fatal. Entre os adultos a taxa de mortalidade pode ser de 10%, se houver demora no tratamento. Na criança, há chance de afetar o desenvolvimento cognitivo, motor, apresentando até síndrome epiléptica.

Meningite é o nome dado às infecções nas meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A vacina meningocócica C protege especificamente contra o sorogrupo C da bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo. Uma pessoa contaminada pode transmitir a doença por gotículas e secreções. Os principais sintomas são: febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias