DF: postos adotam novo horário de funcionamento: de 6h30 às 20h30

É a segunda vez que os estabelecimentos anunciam alteração no expediente nesta semana. GDF autorizou os postos a funcionarem 24 horas

Fretista abastece carroRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 27/03/2020 9:22

Após o Governo do Distrito Federal (GDF) autorizar o funcionamento 24 horas, os postos da capital voltaram a alterar o horário em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Agora, os estabelecimentos irão operar, de segunda a sábado, das 6h30 às 20h30.

Aos domingos e feriados, os postos vão fechar. Fica estipulada multa de R$ 2 mil, por dia e para cada trabalhador prejudicado, caso haja descumprimento das determinações.

O novo horário foi definido em acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do DF (Sindicombustíveis) e o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sinpospetro).

Na segunda-feira (23/03), as entidades haviam anunciado outro horário de funcionamento, das 7h às 19h. A decisão, contudo, gerou insatisfação entre os consumidores brasilienses.

O novo cronograma é válido pelos próximos 120 dias. Entre outras medidas, os sindicatos decidiram que os proprietários de postos poderão reduzir em até 25% o salário dos empregados durante o período, desde que haja, também, diminuição na jornada de trabalho dos profissionais.

Foi autorizada ainda a adoção de férias coletivas ou individuais aos frentistas que fizerem parte do chamado grupo de risco da Covid-19.

Últimas notícias