DF Legal derruba estrutura de centro cultural africano em Ceilândia
O espaço, presente há 15 anos, é conhecido por oferecer capoeira, música, cultura e celebrações de religiões de matriz africana na região
atualizado
Compartilhar notícia
O DF Legal derrubou, nessa quarta-feira (4/5), parte da estrutura do Centro Cultural Filhos do Quilombo, na QNP 1/5, de Ceilândia. O espaço, presente há 15 anos, é conhecido por oferecer aulas de capoeira, música, cultura e celebrações de religiões de matriz africana na região.
“Existe há mais de 15 anos. É um centro importante para a juventude de lá, tem ajudado muitos jovens”, ressalta a ativista Adrilane Oliveira.
Confira trecho da atuação do DF Legal:
“Já estava em processo de regularização junto a Novacap. Não deixaram nem retirar os instrumentos. Quebraram tambores e berimbaus. Destruíram um trabalho de mais de 15 anos”, complementa.
Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria DF Legal informou que, “após diversas reclamações da comunidade por meio da ouvidoria, a equipe foi ao local e constatou que trata-se de um cercamento de área pública, que é ilegal”, disse, em nota.
“Nenhuma estrutura de alvenaria foi removida, apenas estacas de madeira e arame farpado. Como o local não estava ocupado mas apenas cercado, no dia da vistoria, não foi possível expedir a notificação”, completou o órgão.
Sobre instrumentos musicais, a secretaria nega que a operação tenha danificado qualquer equipamento, como relatado pelo grupo de ativistas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.