DF: Ibaneis inaugura o Complexo Viário Governador Roriz na Saída Norte

A obra do Governo do Distrito Federal custou R$ 220 milhões e conta com 23 viadutos, quatro pontes, 28 km de vias e 14 km de ciclovia

atualizado 12/05/2021 12:31

Ibaneis inaugura o Complexo Viário Governador Roriz na Saída Norte-53Gustavo Alcântara / Especial Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, na manhã desta quarta-feira (12/5), o Complexo Viário Governador Roriz – conjunto de vias na Saída Norte da capital. O trânsito será liberado no local ao fim desta manhã.

“Só quem passava horas e horas no engarrafamento aqui sabe a importância dessa obra”, afirmou Ibaneis, na ocasião.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, mais de 100 mil motoristas trafegam pela Saída Norte diariamente. São 23 viadutos, quatro pontes, 28 km de vias e 14 km de ciclovia. A obra teve investimento de R$ 220 milhões.

Veja imagens do local:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

O chefe do Executivo local também anunciou a entrega de mais duas estruturas na região “até o fim do mandato”. “Temos, aqui para a região Norte, a construção de mais dois viadutos: a segunda entrada de Sobradinho e o viaduto que vai interligar a entrada de Planaltina e a entrada de Brasilinha”, declarou.

Além dessas obras, Ibaneis comentou outras entregas que devem ocorrer neste ano. “Temos hoje em andamento, mesmo no período de pandemia, mais de 200 obras de infraestrutura no Distrito Federal. No campo da saúde, vamos entregar ainda neste ano mais sete UPAs (unidades de pronto atendimento)”, prometeu.

“Estamos trabalhando agora durante este período para fazer a ampliação do Hospital de Samambaia, que será entregue dentro do prazo de 10 dias, levando mais 102 leitos para a comunidade”, acrescentou.

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casimiro, ressaltou que a inauguração do complexo vai diminuir o engarrafamento na região. A expectativa do governo é de reduzir em até 55% o tempo nas viagens dos motoristas.

“É uma obra que vai ajudar moradores da parte norte, Sobradinho, Planaltina, condomínios de toda essa área […] Antes, o engarrafamento era não grande que vinham vendedores de amendoim e água, ao fim do dia, para comercializar produtos no trânsito. E, hoje, não tem mais esse engarrafamento”, disse.

Homenagem

O ex-governador Joaquim Roriz morreu em 27 de setembro de 2018. Desde aquele ano, parte do complexo, antes chamado de Trevo de Triagem Norte, levava o nome do ex-governador, que morreu aos 82 anos. O trecho compreendia 2 km, entre a Ponte do Bragueto e o Balão do Torto.

Agora, com a ampliação do tributo, a homenagem é feita no trecho entre a Ponte do Bragueto e o Balão do Colorado, com 7 km de extensão.

Participaram da cerimônia a ex-primeira-dama Weslian Roriz; a filha dela, a ex-deputada federal Jaqueline Roriz (Pros); Maria de Lourdes Abadia (sem partido), vice-governadora durante a última gestão de Roriz; e Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa (CLDF).

Na cerimônia de inauguração, Ibaneis entregou à viúva do ex-governador uma placa em homenagem a Roriz.

Mais lidas
Últimas notícias