metropoles.com

DF atinge 50% da população vacinável imunizada com as 2 doses

Até agora, 1,2 milhão de pessoas receberam as duas doses da vacina ou a dose única. GDF quer pelo menos 90% das pessoas protegidas

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fila em posto de vacinação do DF
1 de 1 Fila em posto de vacinação do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal começa o mês de outubro com 49,13% da população com mais de 12 anos imunizada contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Após 245 dias depois do começo da vacinação por faixa etária, 1.266.899 pessoas receberam as duas doses da vacina ou a dose única.

A imunização na capital começou em 19 de janeiro, mas a população em geral foi chamada para se proteger contra o coronavírus em 1º de fevereiro, começando pelos maiores de 80 anos. Nesta semana, começaram a se vacinar as pessoas com mais de 12 anos. Assim, agora todo o público imunizável pode se proteger no DF.

Apesar disso, para a Secretaria de Saúde, a procura da população do DF pela vacina está baixa. Em entrevista coletiva na última segunda-feira (27/9), o secretário da pasta, general Manoel Pafiadache, afirmou que a meta é vacinar pelo menos 90% da população da capital.

“Nós vamos atrás de quem ainda não se vacinou e fazer uma série de medidas, juntamente com a subsecretaria de Vigilância à Saúde, para alcançar esse público, seja na área rural, ou criando pontos em locais específicos, como na rodoviária”, assegurou Pafiadache.

0
Ritmo

O DF acompanhou o ritmo de vacinação imposto pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação nacional começou em 17 de janeiro, com a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi duramente criticado por demorar a iniciar as tratativas para a compra dos imunizantes. A possível omissão é investigada pela CPI da Covid, no Senado.

Atualmente, o país aplica quatro vacinas: a Coronavac, produzida pelo Butantan; a AstraZeneca desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocurz) em parceria com a Universidade de Oxford; o imunizante vendido pela farmacêuticas Pfizer e Biontech; e as doses da Janssen.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?