metropoles.com

DF: após recorde de calor, temperatura deve continuar na casa dos 37ºC

Segundo o Inmet, há tendência de chuva em áreas isoladas pelo DF. Capital enfrenta onda de calor com alerta vermelho de grande perigo até 6ª

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida de homem pulando no lago - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem pulando no lago - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após o Distrito Federal registrar o recorde de calor em 2023, nessa segunda-feira (13/11), com temperatura máxima de 37,2ºC, os brasilienses devem se preparar para enfrentar mais um dia quente e seco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (14/11), a temperatura mínima ficou em 14°C e a máxima pode bater novamente os 37ºC.

Há tendência de chuva em áreas isoladas. A umidade relativa do ar vai variar entre 90% e 15%. O órgão prevê que o calor e a baixa umidade devem continuar pelo menos até sexta-feira (17/11).

0

“A temperatura nos próximos dias deve se manter na casa dos 36ºC ou 37ºC. Qualquer entrada de umidade pode favorecer a possibilidade de chuva em áreas isoladas. Principalmente no fim do dia”, explica a meteorologista Andrea Ramos.

Até o momento, o dia mais quente do ano no DF foi registrado nessa segunda. No entanto, é possível que haja um novo recorde.

A temperatura  de 37,2ºC, segundo meteorologistas, é a maior da história já registrada no mês de novembro no Distrito Federal, e foi marcada na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.

Mesmo com o calorão, o DF ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história — registrada em outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.

Dias quentes

O Inmet estendeu, nessa segunda, o alerta vermelho para 14 estados e o Distrito Federal, devido ao aumento da intensidade da onda de calor, até sexta-feira (17/11).

Segundo o Inmet, alertas dessa natureza só são emitidos quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações