metropoles.com

DF: 50% dos moradores com baixa renda sofrem com esgoto a céu aberto

Pesquisa ObservaDF mostrou as diferenças de moradia entre as pessoas com baixa renda e as com alta renda

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
esgoto
1 de 1 esgoto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Cerca de 50% dos moradores de regiões de mais baixa renda do Distrito Federal relatam ter problemas com esgoto a céu aberto. Entre as pessoas que residem em locais considerados de renda alta, a proporção desse tipo de problema cai para 26%.

Os dados constam na nova pesquisa do Observatório de Políticas Públicas do DF (Observa DF), divulgada nesta segunda-feira (13/11).

Em relação a outros problemas, 77% dos entrevistados que moram em regiões de baixa renda reclamaram de lixo jogado na rua, contra 53% entre os moradores de regiões mais ricas. Reclamações de ruídos altos e constantes foram 65% contra 49%.

Segundo 55% dos entrevistados residentes nos locais de alta renda, o ambiente perto de casa é avaliado como bom ou ótimo. Essa proporção cai para 31% entre os entrevistados residentes nas regiões de baixa renda.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados da Pesquisa Distrito por Amostra de Domicílios de 2021 (PDAD-2021) e dos estudos “Déficit habitacional no Distrito Federal”, “Demanda habitacional demográfica do Distrito Federal” e “Avaliação da política habitacional de interesse social do Distrito Federal” realizados pelo  Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) em 2022 e 2023.

Riscos ambientais

Ainda de acordo com a pesquisa, a população de baixa renda está mais exposta a problemas ambientais. Riscos como problema de erosão foram relatados por 7% da população de baixa renda, contra 5% nas regiões de alta renda; inclinação acentuada foi citada por 5% contra 3% nas regiões administrativas (RAs) de alta renda.

Problemas nas cercanias dos domicílios também são mais frequentes nas regiões de mais baixa renda, tais como: problemas de entulho (27% contra 5% nas RAs de alta renda), esgoto a céu aberto (20% contra 2% nas RAs de alta renda), ruas alagadas (27% contra 10% nas RAs de alta renda) e ruas esburacadas (37% contra 13% nas RAs de alta renda).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?