Poeira na rua incomoda brasiliense mais que rios poluídos, diz estudo
Pesquisa ObservaDF aponta que, para mais de 60% dos entrevistados, lixo, poeira e animais abandonados são os principais problemas ambientais
atualizado
Compartilhar notícia
Para os moradores do Distrito Federal, poeira, lixo e animais abandonados nas ruas são os principais problemas relacionados ao meio ambiente. Entulhos de obras e barulho também foram citados por grande parte do entrevistados da nova pesquisa do Observatório de Políticas Públicas do DF (Observa DF), divulgada nesta sexta-feira (29/9).
Todos esses aspectos foram citados por mais de 60% dos entrevistados. De acordo com o levantamento, alagamentos foram lembrados por 50% das pessoas ouvidas pela pesquisa.
Para realizar este levantamento, os pesquisadores ouviram 1 mil pessoas como parte de uma amostra representativa da população do DF, espalhadas por 31 Regiões Administrativas, em agosto de 2023.
Além da poeira, abandono de animais
Em relação aos animais, a pesquisa ressalta a diferença entre as regiões ricas e pobres. “Há muito mais animais abandonados nas cidades mais pobres do que nas ricas”, diz. Quase 75% dos moradores de regiões consideradas de baixa renda já viram animais abandonados nas ruas.
Entre os representantes da classe alta, a porcentagem cai para 50%.
A visão sobre o maus-tratos aos animais varia menos, indicando que o crime não se limita a questões de poder aquisitivo.
Meio ambiente
De forma geral, os moradores do DF mostraram-se satisfeitos com a situação do meio ambiente próximo a seus lares.
De acordo com a pesquisa, 19,6% dos entrevistados avaliou como ótima a qualidade do meio ambiente perto de casa. Quando se leva em consideração a renda, a quantidade de pessoas que votaram no “ótimo” diminui. Na classe de baixa renda, 15,7% estão satisfeitos e 16,5% avaliaram como ruim.