Dez cidades do DF já têm casos de varíola dos macacos. Veja quais

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde confirmou mais quatro casos, e o total chega a 16. Outros 40 seguem em investigação

atualizado 25/07/2022 23:24

imagem de tubos de ensaio sinalizando resultado positivo para varíola dos macacos - Metrópoles Vinícius Schmidt/Metrópoles

Dez regiões administrativas do Distrito Federal já apresentam casos de varíola dos macacos. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), os 16 pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado residem em Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Park Way, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Itapoã e São Sebastião.

Todos são homens, na faixa etária de 20 a 39 anos. Os últimos quatro pacientes tiveram a infecção confirmada nesta segunda-feira (25/7).

Segundo a pasta, ainda há outros 40 casos em investigação. Na última semana, a secretaria confirmou que há transmissão comunitária da doença no DF; ou seja, o vírus está circulando na capital federal.

Monkeypox: com transmissão comunitária no DF, veja como se prevenir

Para reforçar e acelerar o combate contra a doença, a Secretaria de Saúde pretende começar a realizar os testes para diagnóstico no DF.

Segundo a pasta, o investimento em capacitação de profissionais e equipamentos está em andamento no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen). A intenção é iniciar os testes locais entre os próximos 15 a 20 dias, ainda em agosto.

 

Mais lidas
Últimas notícias