Diagnósticos para varíola dos macacos sairão em até 48 horas no DF

Atualmente, os resultados demoram 15 dias em média. Secretaria de Saúde planeja poder realizar inicialmente 96 análises por semana

atualizado 25/07/2022 12:02

imagem de tubos de ensaio sinalizando resultado positivo para varíola dos macacos Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) vai entregar o diagnóstico de testes da varíola dos macacos em até 48 horas no Distrito Federal. Atualmente, a rede pública local precisa aguardar 15 dias para ter a resposta.

Para reforçar e acelerar o combate contra a varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, a Secretaria de Saúde decidiu começar a realizar os testes no DF. Segundo a pasta, o investimento em capacitação de profissionais e equipamentos está em andamento no Lacen e a intenção é iniciar os testes locais em meados de agosto.

Atualmente, os casos prováveis são encaminhados para o Ministério da Saúde e as amostras testadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo a pasta, o Lacen terá capacidade inicial de analisar até 96 amostras semanalmente.

Foram adquiridos reagentes específicos, que ainda precisam ser entregues. Após a chegada, o Lacen vai iniciar os primeiros ensaios técnicos, para adequar os protocolos e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mais lidas
Últimas notícias