metropoles.com

Desde janeiro, internação de idosos com 80 anos ou mais caiu 45% no DF

Para a Secretaria de Saúde, dados demonstram efeitos da vacinação contra a Covid-19. Já a hospitalização de jovens aumentou nesse período

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
Vacinação contra Covid de idosos
1 de 1 Vacinação contra Covid de idosos - Foto: Fotos Hugo Barreto/Metrópoles

Desde janeiro deste ano, as internações de idosos com 80 anos ou mais em unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública de saúde do Distrito Federal voltadas para a Covid-19 caíram 45%. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, no primeiro mês de 2021, 22 idosos dessa faixa etária ficaram internados com a doença na capital. Já em março, até a terça-feira (16/3), foram 12.

No DF, idosos a partir de 80 anos começaram a ser imunizados contra o coronavírus em 1º de fevereiro. Porém, ainda constam no balanço da secretaria dados preliminares, e a pasta não dispõe dos números do segundo mês do ano para apontar uma queda mais exata nas internações desde o começo da vacinação.

“Os dados de janeiro e fevereiro ainda não estão fechados, pois o sistema atualiza a cada trimestre”, informou, em nota. “Os de março, por serem mais atuais, foram capturados manualmente. Quando os dados de fevereiro estiverem disponíveis no sistema, serão compilados”, acrescentou a pasta.

Apesar disso, na avaliação da Saúde, “os dados demonstram claramente a importância da aplicação da vacina contra a Covid-19”.

Na semana passada, o Metrópoles mostrou que as mortes causadas por Covid-19 nessa faixa etária também tiveram redução na capital. Segundo informações da Secretaria de Saúde, em janeiro, último mês sem imunização, foram 101 óbitos em decorrência do novo coronavírus entre octogenários ou cidadãos ainda mais velhos no DF. Em fevereiro, após o início da vacinação desse público, a quantidade caiu para 77.

A diminuição de 24% pode ser ainda maior neste mês de março, que registrou média de 2,4 mortes de idosos acima de 80 anos por dia até a quarta-feira (10/3), contra 2,75 falecimentos diários em fevereiro.

Aumento de internações de jovens

O balanço mais recente da Secretaria de Saúde mostra ainda que, em relação às internações por Covid-19, a única faixa de idade em queda no DF é a de 80 anos ou mais, que já é vacinada há mais de um mês. Enquanto isso, a ocupação atual de leitos de UTI na rede pública por jovens de até 24 anos é a maior desde o início da pandemia.

Em janeiro, apenas um jovem havia sido internado para tratar a doença em unidade de saúde pública do DF. Agora em março, até a terça-feira (16/3), a capital somava 29 pacientes nessa faixa etária em UTIs Covid.

Pessoas com idades entre 25 e 59 anos também têm ocupado mais as unidades de terapia intensiva por causa da doença. O número de internações na rede pública do DF chegou a dobrar neste período, passando de 76, em janeiro, para 152, em março.

O maior aumento foi nas hospitalizações da faixa etária de 60 a 74 anos, que cresceu 114%. Em janeiro, 63 pacientes com essas idades ocuparam leitos de UTI para tratamento do coronavírus. Já em março, são 135 até o momento.

Por último, houve leve incremento na ocupação de UTIs neste período por idosos com idades entre 75 e 79 anos. No primeiro mês de 2021, foram 17 pacientes. Atualmente, a rede pública soma 20 internações de pessoas dessa faixa etária.

Veja, abaixo, o gráfico completo:

Vacinação

Desde o início da pandemia até a noite de terça-feira (16/3), o DF havia registrado 321.365 infectados pela doença e 5.176 mortes. Atualmente, a capital vive o pior momento da crise de saúde pública, com altas taxas de ocupação nas UTIs.

Para dar continuidade à campanha de vacinação, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu do Ministério da Saúde, na manhã de quarta-feira (17/3), 59,8 mil doses da Coronavac. Com esse novo lote, a pasta informou que a imunização será ampliada para pessoas com 72 e 73 anos a partir desta quinta-feira (18/3). Não é necessário fazer agendamento e funcionará no final de semana.

Desde o início da vacinação, em janeiro, até a noite de quarta-feira (17/3), 172.444 pessoas tiveram acesso à primeira dose da imunização contra o novo coronavírus no DF. Dessas, 67.217 foram contempladas com a aplicação da segunda dose.

Compartilhar notícia