metropoles.com

Derrubada de bambus na Península dos Ministros causa indignação

Associação de moradores afirma ter solicitado limpeza à Novacap. Segundo o Ibram, bambuzal pode ser removido sem autorização

atualizado

Compartilhar notícia

Poda bambu QL 12
1 de 1 Poda bambu QL 12 - Foto: null

Indignação no Lago Sul. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) derrubou parte de um bambuzal na QL 12, na Península dos Ministros, nesta segunda-feira (6/8), provocando a irritação da comunidade local. Segundo a associação de moradores da região, houve solicitação apenas para a limpeza na área – não para a derrubada –, com remoção de bambus secos. 

Morando há mais de 36 anos na Península dos Ministros, o jornalista Pedro Rogério Moreira fazia uma caminhada pela manhã quando notou a ação dos trabalhadores da Novacap. “Falaram que iam derrubar tudo. Isso é ilegalidade, é um absurdo. Significa a destruição de um patrimônio afetivo associado à península há muitas décadas”, protestou.

Moradores de casas do Conjunto 14, onde fica o terreno, disseram não ter feito qualquer solicitação ao governo para a remoção das plantas. Também reclamaram por não terem sido informados da derrubada. 

Eu não pedi nada de derrubada. Pedi para limparem o bambuzal. Como ele estava muito sujo, solicitei ao gerente da guarita para fazer uma limpeza, tirar lixo, porque dá muito bicho, rato”, explicou o presidente da Associação de Moradores da QL 12, Dario de Souza Clementino.

O gerente da guarita central, Pedro Vitor, contou ter entrado em contato com a Novacap. “Eu pedi para eles fazerem uma limpeza, para cortarem os galhos secos”, comentou, antes de sair de moto em direção ao local para averiguar a situação. 

0

 

Outro lado
Procurada pelo Metrópoles, a Novacap informou que realiza ações de corte e retirada de vegetação de alguns lugares a fim de evitar sensação de insegurança à população. “Este é o caso dos bambus que estão sendo retirados na Península dos Ministros”, disse o órgão, em nota enviada à reportagem.

Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), conforme o Decreto nº 38.849, de fevereiro de 2018, a Novacap não necessita de autorização específica para realizar esse tipo de retirada, pois não se trata de vegetação tombada ou protegida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?