metropoles.com

Decreto estabelece regras para funcionamento de igrejas e templos no DF

Uso de máscara, limitação de fiéis e distanciamento social, contudo, precisarão ser seguidos e fiscalizados pelos organizadores dos eventos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/ Metrópoles
Missa-Catedral-Hugo
1 de 1 Missa-Catedral-Hugo - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

Atividades religiosas em igrejas e templos de qualquer credo foram reconhecidas como essenciais no Distrito Federal. Nesta terça-feira (14/7), as regras para o funcionamento desses recintos foram publicadas no Diário Oficial do DF. Porém, há normas que precisarão ser seguidas rigidamente por todos os frequentadores, como medida de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus.

Os organizadores dos encontros religiosos ficarão responsáveis por fiscalizar a quantidade de pessoas no local, que é limitado a 200 pessoas. Na entrada, os templos precisam, obrigatoriamente, disponibilizar produtos de higienização para mãos e calçados dos fiéis. Para entrar, só de máscara protetora.

0

Apesar de os eventos estarem autorizados a ocorrer de forma presencial, o decreto de lei obriga que seja mantido o afastamento mínimo de um metro e meio entre uma pessoa e outra, com demarcação específica nas cadeiras dos templos. Com isso, uma fileira de assentos precisa estar obstruída a cada fileira com fiéis sentados.

Na entrada, além dos produtos de higienização, os organizadores das cerimônias precisam aferir a temperatura de todas as pessoas que chegam aos templos, vedando o acesso de qualquer um que esteja com temperatura igual ou superior a 37,3ºC.

Idosos acima de 65 anos e crianças menores de 12 continuam proibidos de frequentar esses ambientes.

Se possível, “as atividades deverão, preferencialmente, ser realizadas por meio de aconselhamento individual, a fim de evitar aglomerações, recomendando-se a adoção de meios virtuais no caso de reuniões coletivas”, diz o documento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?