Debate da OAB-DF: entenda as principais propostas dos candidatos

O Metrópoles detalha as propostas de todos os cinco candidatos a assumir a presidência da OAB-DF no próximo triênio

atualizado 19/11/2021 7:25

Candidatos das eleições OAB-DFArte/Metrópoles

Candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) pelo próximo triênio discutiram ideias em um debate promovido pelo Metrópoles nessa quinta-feira (18/11). Diversas propostas foram apresentadas no intuito de atrair o voto de mais de 35 mil associados.

É possível conferir o debate inteiro no player abaixo:

Foi quase uma hora e meia de troca de perguntas, nas quais cada um dos cinco postulantes ao cargo mais alto da OAB-DF tiveram oportunidade de criticar concorrentes e também defender novos rumos para a Ordem.

0

O portal destaca abaixo algumas das propostas de cada um dos candidatos com link para site ou arquivo das chapas.

Délio Lins e Silva Junior

A chapa Avança Mais OAB listou no site dela mais de 100 pontos divididos em compromissos com 15 áreas que variam desde a empregabilidade até a igualdade racial.

Entre os compromissos assumidos estão parcerias “com os novos mercados da advocacia e busca ativa de vagas para os advogados”, realização de feira de empregos, construção de “um salão de festas/centro de atividades” no Clube da Advocacia e a criação de duas comissões especiais: “de Livre Manifestação, Liberdade de Expressão e Liberdade de Cátedra” e “de Povos e Comunidades Tradicionais”.

Confira a lista completa clicando aqui.

Evandro Pertence

Chamada “Ouvir Adv, Mudar OAB”, a chapa tem como principal chamariz o desconto de até 15% no combustível para advogados, mas também apresenta mais outros 20 pontos com propostas de mudança.

A restruturação da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ), um mapeamento da advocacia negra na capital e a criação de um programa de acolhimento à advogada vítima de violência doméstica estão nas propostas.

Leia todos os pontos.

Guilherme Campelo

Uma vez que o número para votar na chapa “A Nova Ordem” é 10, foram listadas 10 principais propostas.

A redução da anuidade paga pelos associados em 50% é um carro-chefe, assim como a implementação de creches para filhos de advogados. Também é prometida a construção de um Hospital dos Advogados, além de transferir uma vez por mês a sede da OAB para uma regional.

As propostas completas podem ser vistas aqui.

Renata Amaral

Também utilizando o número na votação para a quantidade de propostas, a chapa “A Nossa Ordem é Democrática” lista 40 pontos principais da campanha.

A candidata quer criar “critérios objetivos e transparentes nos repasses de recursos da Seccional para as Subseções”, “desenvolver o Portal da Transparência com ampliação das pesquisas de acesso aos dados da OAB” e ter também um banco de decisões do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). No site ainda há dois documentos com cada uma das metas separadas por área e estrutura.

É possível ver tudo no site.

Thais Riedel

A chapa “Somos Você na Ordem” também tem 40 promessas. Entre elas está o compromisso de não concorrer à reeleição, caso seja vencedora do pleito.

Outras projeções são congelamento da anuidade, valorização de honorários e criação de convênios para existir uma linha de crédito à compra de moradias e escritórios de advocacia.

Veja o programa completo aqui.

As eleições ocorrem neste domingo (21/11).

Mais lidas
Últimas notícias