“Critérios técnicos”, diz presidente da Novacap sobre obra do TRF-1

TJDFT suspendeu licitação para obra de nova sede do TRF-1 após segunda colocada questionar supostas irregularidades no processo da Novacap

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Presidente da NOVACAP Fernando Leite. Brasília (DF), 14/08/2025. FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
1 de 1 Presidente da NOVACAP Fernando Leite. Brasília (DF), 14/08/2025. FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto - Foto: FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Em meio às polêmicas envolvendo a licitação para obra da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, destacou que todo o processo passou por “critérios técnicos”. O contrato foi suspenso após decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

“A licitação foi decidida 60% pelo preço oferecido pelo consórcio de empresas e 40% por critérios técnicos”, explicou. Leite ainda explicou que houve uma comissão examinadora formada por quatro técnicos da Novacap e três do TRF e cada avaliação só prosseguia quando havia unanimidade.


“Nós fomos contratados pelo TRF-1 em 2023 para executar a licitação e fiscalizar a obra e liberamos um edital em dezembro de 2024. Ou seja, observe o cuidado e o trabalho de Hércules para detalhar todos os pontos”, completou.


O que aconteceu?

  • O  Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT)  suspendeu nessa quarta-feira (13/8 a licitação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para construir a nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1)
  • O custo é de  R$ 594,7 milhões
  • O TJDFT atendeu a um pedido das empresas que ficaram em segundo lugar na disputa e apontaram supostas irregularidades no processo conduzido pela estatal.
  • A empresa questiona declaração falsa sobre a contratação de pessoas com deficiência, notas técnicas supostamente infladas e uso de documentação questionável para comprovar experiência em obras sustentáveis.
  • Em 6 de agosto, a disputa havia sido vencida pelo Consórcio Tribunal Novacap, cuja empreiteira Construbase – alvo da Operação Lava Jato por suspeita de corrupção – faz parte.

A construção da nova sede do TRF-1 teve início ainda em 2007 e permanece inacabada até hoje em função de contratos que não tiveram êxitos firmados entre a corte e empresas diversas.

“Nós queremos executar, entregar a obra o mais rápido. Não importa qual é a construtora, o que queremos é que esse imbróglio passe e possamos fechar com a melhor possível. O contrato prevê conclusão até 2030.

“Critérios técnicos”, diz presidente da Novacap sobre obra do TRF-1 - destaque galeria
5 imagens
Brasília (DF), 14/08/2025. Entrevista exclusiva com o presidente da NOVACAP Fernando Rodrigues Ferreira Leite.
Presidente da Novacap, Fernando Leite
Presidente da Novacap destaca critério técnico
“Critérios técnicos”, diz presidente da Novacap sobre obra do TRF-1 - imagem 5
Obras da nova sede do TRF-1
1 de 5

Obras da nova sede do TRF-1

Renato Alves / Agência Brasília
Brasília (DF), 14/08/2025. Entrevista exclusiva com o presidente da NOVACAP Fernando Rodrigues Ferreira Leite.
2 de 5

Brasília (DF), 14/08/2025. Entrevista exclusiva com o presidente da NOVACAP Fernando Rodrigues Ferreira Leite.

FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Presidente da Novacap, Fernando Leite
3 de 5

Presidente da Novacap, Fernando Leite

FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Presidente da Novacap destaca critério técnico
4 de 5

Presidente da Novacap destaca critério técnico

FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
“Critérios técnicos”, diz presidente da Novacap sobre obra do TRF-1 - imagem 5
5 de 5

Daniel Ferreira/Metrópoles

Em 2023, o Governo do Distrito Federal solicitou à Novacap para intermediar o processo, com a elaboração da documentação técnica, da licitação, do contrato e de fiscalizar a execução da obra. “Somos clientes do TRF-1, já que a Novacap é uma empresa mista, em que 53% pertence ao GDF e 47% à União”, completou Leite.

Leite ainda disse que a licitação foi internacional sendo divulgada em 176 países, mas só empresas nacionais se interessaram. Delas, foram treze construtoras, sendo da Bahia, do Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e de São Paulo.

A obra já está 30% feita, devido aos contratos anteriores do TRF-1. Trata-se 165 mil metros quadrados, distribuídos em quatro edificações e dois pavimentos de subsolo. O projeto é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer.

“Provavelmente o último projeto de Niemeyer ainda para ser feito”, concluiu Leite.

GDF vai recorrer da decisão

O Governo do Distrito Federal vai recorrer da decisão que suspendeu a licitação. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a competência do caso cabe à Justiça Federal, não ao TJDFT. “A análise é toda com base técnica. Não há dificuldade alguma em homologar a primeira ou a segunda colocada, caso esse seja o desfecho do processo”, afirmou.

Os detalhes técnicos do recurso foram  discutidos em uma reunião nesta quinta-feira (14/8). Além da questão de qual seria o tribunal com a competência para julgar a ação, discute-se o fato de as empresas que ficaram em segundo lugar terem entrado na Justiça duas vezes.

A suspensão evita que o contrato seja assinado e as obras iniciadas até que a Justiça analise o mérito das acusações.

Contratação

A construção da sede do TRF-1 começou em 2007 e está com 39% da obra feita. O empreendimento é construído em um lote de 57.600 m², no Setor de Administração Federal Sul (SAFS), em Brasília

No ano de 2023, o Conselho da Justiça Federal (CJF), o TRF-1 e o Governo do Distrito Federal (GDF) firmaram parceria para que a Novacap fizesse a atualização dos projetos, a licitação para conclusão da obra, a contratação e o acompanhamento da construção até a entrega definitiva.

O consórcio vencedor deverá executar os seguintes serviços, conforme o edital:

  • Elaboração dos projetos básico e executivo de arquitetura e de engenharia, bem como As Built (“Como Construído”);
  • Obtenção de licenças, outorgas e aprovações;
  • Execução de obras e serviços de engenharia;
  • Fornecimento e instalação de mobiliário fixo;
  • Montagem, realização de testes, pré-operação e demais operações necessárias e suficientes à entrega final da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?