metropoles.com

Criança de Águas Claras é diagnosticada com meningite

De acordo com a Saúde, a doença não é bacteriana, e sim viral. Por isso, as pessoas mais próximas não precisam ficar alarmadas

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Ventura/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Pedro Ventura/Metrópoles

A Secretaria de Saúde confirmou um caso de meningite em uma criança moradora de Águas Claras. De acordo com a Subsecretaria de Vigilância da pasta, a doença não é bacteriana, e sim viral. Por isso, as pessoas mais próximas não precisam se alarmar e correr para tomar medicamentos nem vacina, segundo informou a pasta.

“O caso não se enquadra no protocolo para realização de quimioprofilaxia, indicada para quem teve contato com o paciente até sete dias do início dos sintomas. A medida somente é necessária quando se trata da forma meningocócica ou meningite transmitida por Haemophilus influenzae“, explicou a Secretaria de Saúde, em nota.

O prédio onde o menino mora chegou a divulgar um comunicado aos moradores nessa sexta-feira (1º/3), informando que a criança frequentou áreas comuns e realizou atividades em grupo antes de receber o diagnóstico.

O aviso feito pelo Sinfonia Prime Residence, localizado na Quadra 202 de Águas Claras, sugere que, caso alguém apresente sintomas como febre repentina, forte dor de cabeça, vômito e convulsões, procure orientação médica e mantenha a caderneta de vacinação em dia.

“Trata-se de uma meningite branda. A princípio, informamos aos moradores os procedimentos a serem adotados. Entendemos que, neste momento, não é preciso alarde ou correr para tomar vacina. A criança já teve melhora e a situação está tranquila. Aguardo mais informações da Secretaria de Saúde e tomaremos as medidas necessárias, caso haja necessidade”, disse Pablo Monte, síndico do condomínio, ao Metrópoles.

O colégio onde o menino frequenta o maternal II — o Vitória Régia — também alertou os pais. A instituição informa que acionou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde para receber as orientações de como proceder.

“Apesar de termos sido informados de ainda não haver necessidade, o colégio já está sendo higienizado e passando pelo processo de desinfecção, que será intensificado no período do recesso escolar”, diz a nota encaminhada pela Vitória Régia.

A diretora pedagógica da instituição de ensino, Priscila Madureira de Oliveira, esclareceu que, para os demais alunos, é “vida normal”. Ela explicou que a escola vai passar por uma limpeza neste feriado apenas como medida de precaução. “A Vigilância Sanitária disse que não era necessário, mas decidimos mesmo assim. As aulas voltam na quinta [7], conforme o previsto no calendário escolar. Não há motivo para pânico”, completou.

Reprodução

 

Doença matou neto de Lula
A meningite meningocócica, que tirou a vida do neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma das formas mais graves da doença.

A rede pública de saúde oferece vacinas para uma das cepas da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da doença. A imunização protege da cepa C, que é a mais comum. A rede particular tem vacinas para outras quatro cepas.

“A vacinação é o modo de prevenção mais eficiente. É muito importante que os pais estejam cientes disso para que o bloqueio seja mais efetivo”, defende a pediatra Nathália Sarkis, da equipe do Hospital Santa Lúcia e integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria. O contágio da bactéria é feito por contato, por meio de secreções do nariz e da boca (gotículas de saliva).

Crianças em idade escolar costumam ser as mais atingidas. Geralmente, a bactéria infecta primeiro  a pele, o intestino ou os pulmões e, depois, chega até o cérebro, onde se desenvolve e causa uma grande inflamação das meninges. Em casos mais raros, pode entrar diretamente no cérebro, especialmente se houve algum trauma grave na cabeça, como os causados em acidentes de trânsito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?