metropoles.com

Neto do ex-presidente Lula morre de meningite aos 7 anos

O presidente está preso em Curitiba e ainda não se sabe se será liberado para ir ao enterro. Quando seu irmão morreu, ele foi impedido

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
neto lula
1 de 1 neto lula - Foto: Reprodução/Facebook

Um dos netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos, morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da rede D’Or, em Santo André, no ABC paulista, mas o quadro se agravou e ele não resistiu. As informações foram confirmadas pela presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

Arthur é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. A mãe do garoto chama-se Marlene Araújo. O enterro está marcado para a tarde deste sábado (2/3), em Santo André.

Segundo o advogado Cristiano Zanin, que faz a defesa do ex-presidente, o político já foi informado do falecimento, mas ainda não há definições se eles entrarão com pedido para que Lula deixe a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso, para ir ao velório.

Em janeiro, o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, de 79 anos, morreu em São Paulo após lutar contra um câncer no pulmão. Apesar dos reiterados pedidos da defesa do ex-presidente, a Justiça não permitiu a sua saída a tempo de ele ir ao velório. Até mesmo o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), opositor político de Lula, defendeu que a sua saída temporária fosse permitida.

“É uma questão humanitária, né. Perder um irmão é sempre uma coisa triste. Eu já perdi o meu e sei como é. Se a Justiça considerar que está ok, não tem problema nenhum”, disse Mourão.

Condolências
O Partido dos Trabalhadores (PT) soltou uma nota em solidariedade à família. “A dor de Lula é compartilhada por cada militante do PT e pelos milhões de brasileiros… Lula tem o direito de compartilhar com seus familiares, o filho Sandro e a nora Marlene, o luto pela morte do pequeno Arthur”, diz o texto. 

Nas redes sociais, o ex-candidato à presidência da República Fernando Haddad lamentou a perda precoce. “Que Deus ampare a família Lula da Silva”, disse no Twitter.

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse também no Twitter que “jamais a dor, a violência e a injustiça impingidas a esse homem (Lula) poderão ser reparadas”.

A doença
Meningite meningocócica é uma das formas mais graves da doença. Trata-se de uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula. Ela é provocada por vírus, mas a forma mais comum é causada por uma bactéria – o meningococo.

Os sintomas iniciais são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. O doente não consegue encostar o queixo no peito e deve ser hospitalizado imediatamente, sendo submetido a tratamento por antibióticos, pois a doença é fatal. Como é transmitida por espirro, tosse ou fala, é importante a notificação.

Veja fotos de Arthur Araújo Lula da Silva:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?