Neto do ex-presidente Lula morre de meningite aos 7 anos

O presidente está preso em Curitiba e ainda não se sabe se será liberado para ir ao enterro. Quando seu irmão morreu, ele foi impedido

Reprodução/FacebookReprodução/Facebook

atualizado 02/04/2019 0:38

Um dos netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos, morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da rede D’Or, em Santo André, no ABC paulista, mas o quadro se agravou e ele não resistiu. As informações foram confirmadas pela presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

Arthur é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. A mãe do garoto chama-se Marlene Araújo. O enterro está marcado para a tarde deste sábado (2/3), em Santo André.

Segundo o advogado Cristiano Zanin, que faz a defesa do ex-presidente, o político já foi informado do falecimento, mas ainda não há definições se eles entrarão com pedido para que Lula deixe a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso, para ir ao velório.

Em janeiro, o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, de 79 anos, morreu em São Paulo após lutar contra um câncer no pulmão. Apesar dos reiterados pedidos da defesa do ex-presidente, a Justiça não permitiu a sua saída a tempo de ele ir ao velório. Até mesmo o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), opositor político de Lula, defendeu que a sua saída temporária fosse permitida.

“É uma questão humanitária, né. Perder um irmão é sempre uma coisa triste. Eu já perdi o meu e sei como é. Se a Justiça considerar que está ok, não tem problema nenhum”, disse Mourão.

Condolências
O Partido dos Trabalhadores (PT) soltou uma nota em solidariedade à família. “A dor de Lula é compartilhada por cada militante do PT e pelos milhões de brasileiros… Lula tem o direito de compartilhar com seus familiares, o filho Sandro e a nora Marlene, o luto pela morte do pequeno Arthur”, diz o texto. 

Nas redes sociais, o ex-candidato à presidência da República Fernando Haddad lamentou a perda precoce. “Que Deus ampare a família Lula da Silva”, disse no Twitter.

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse também no Twitter que “jamais a dor, a violência e a injustiça impingidas a esse homem (Lula) poderão ser reparadas”.

A doença
Meningite meningocócica é uma das formas mais graves da doença. Trata-se de uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula. Ela é provocada por vírus, mas a forma mais comum é causada por uma bactéria – o meningococo.

Os sintomas iniciais são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. O doente não consegue encostar o queixo no peito e deve ser hospitalizado imediatamente, sendo submetido a tratamento por antibióticos, pois a doença é fatal. Como é transmitida por espirro, tosse ou fala, é importante a notificação.

Veja fotos de Arthur Araújo Lula da Silva:

Últimas notícias