Covid: saúde de Guarda Janio se agrava e deputado é transferido a UTI

O parlamentar teve uma piora no quadro de saúde e passa por tratamentos em Unidade de Terapia Intensiva, sem previsão de alta

atualizado 02/08/2021 15:03

Guarda Jânio, deputado distrital Arquivo Pessoal

Diagnosticado com Covid-19, o deputado distrital Guarda Janio (PROS-DF) precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, na Asa Sul. O parlamentar apresentou, neste domingo (1º/8), uma piora no quadro clínico decorrente da infecção por coronavírus e precisou recorrer a um suporte respiratório.

Após uma melhora considerável, registrada no fim de semana, o parlamentar tinha a previsão de alta para esta segunda-feira (2/8), mas a liberação foi adiada pela equipe médica.

De acordo com o boletim médico, o paciente apresenta “progressão do acometimento pulmonar pela Covid, estando em torno de 60% e aumento de parâmetros inflamatórios, sem sinais de infecção bacteriana secundária”.

A fim de preservar a capacidade pulmonar e assegurar mais conforto ao parlamentar, os médicos optaram pelo uso de ventilação não-invasiva (VNI). Agora, o quadro do distrital é considerado estável.

Internação

Guarda Janio está internado com Covid-19 desde a última quinta-feira (29/7). No boletim de sábado (31/7), os médicos indicaram melhoras no quadro clínico do parlamentar.

O distrital apresentou sinais gripais na última terça-feira (27/7) e foi hospitalizado após agravamento dos sintomas. Janio procurou atendimento no Hospital São Francisco, em Ceilândia, uma das únicas unidades de saúde privada que aceitam o plano de saúde dos policiais militares.

A transferência se deu pelo fato de a Câmara Legislativa (CLDF) ter convênio com o DF Star.

Mais lidas
Últimas notícias