metropoles.com

Covid: de 130 mil idosos acima de 70 anos, só 22 mil receberam 4ª dose

Dados foram divulgados, nesta terça-feira (19/4), durante coletiva de imprensa. Secretário reforça a importância da imunização

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Prefeitura de Goiânia disponibiliza drive-thru de vacinação no estacionamento do Estádio Serra Dourada. A imunização contra CoViD-19 e Influenza na primeira etapa, até o dia 30/04, é direcionada a idosos a partir de 60 anos, além de trabalhadores da área da saúde. A vacina contra a Influenza é trivalente e é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B
1 de 1 Prefeitura de Goiânia disponibiliza drive-thru de vacinação no estacionamento do Estádio Serra Dourada. A imunização contra CoViD-19 e Influenza na primeira etapa, até o dia 30/04, é direcionada a idosos a partir de 60 anos, além de trabalhadores da área da saúde. A vacina contra a Influenza é trivalente e é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Iniciada no começo do mês, a campanha para a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 atingiu, no Distrito Federal, até esta terça-feira (19/4), 22.349 idosos acima de 70 anos. Desde a última quarta-feira (13/4), a faixa etária do público-alvo foi ampliada e é estimada em 130 mil pessoas ─ a taxa dessa população imunizada é de 17,19%.

“As medidas de proteção devem continuar individualizadas, mas, principalmente, hoje o que se tem  para proteger a população é a vacinação. Não podemos diminuir os esforços vacinais para manter essa alta cobertura vacinal”, alerta o diretor de Vigilância Epidemiológica da pasta, Fabiano dos Anjos.

0

Seguindo o protocolo adotado na campanha de vacinação, não será necessário agendamento. A única exigência para receber a quarta dose é ter tomado a terceira há, pelo menos, quatro meses. Basta os idosos comparecerem ao ponto de aplicação com documento de identificação e cartão de vacina.

600 mil não retornam para tomar reforço

Dados da Secretaria de Saúde do DF apontam que cerca de 600 mil pessoas estão aptas a receber a 3ª dose contra a Covid-19, no Distrito Federal, mas não retornaram aos postos de saúde. “Não é possível que 600 mil pessoas não chegaram ao primeiro reforço. A gente precisa avançar”, disse o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, durante coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (19/4).

“Esse número é sim preocupante, a pandemia não acabou. Temos índices baixos como Rt [que chegou a 0,90 nessa segunda (18/4)]. Mas é preciso manter aquela ênfase na proteção individual. É um apelo que faço aqui para que não se desperdice aquilo que conquistamos”, alertou.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, a taxa de cobertura vacinal abaixa com a faixa etária. “O que se percebe é que à medida que a faixa etária diminui ─ com a população de 18, de 20, de 30 ─ essa cobertura vacinal do reforço tem diminuído significativamente”, alerta.

Vacinação suspensa no feriado

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai suspender a vacinação contra a Covid-19 e outras doenças durante o feriado prolongado desta semana. A informação foi apurada pela coluna Grande Angular. Os postos estarão fechados na quinta (21/4), feriado de Tiradentes e aniversário de Brasília, e na sexta-feira (22/4).

No sábado, a imunização deve ser realizada em alguns pontos específicos do DF. Segundo o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, os locais serão divulgados nesta quarta-feira (20/4).

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia