Covid-19: sistema prisional do DF tem 35 casos em 24h e total vai a 793

Capital do país ainda registra dois óbitos na rede penitenciária: de um detento e de um policial penal da Sesipe

atualizado 20/05/2020 21:44

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) atualizou, nesta quarta-feira (20/05), o número de casos confirmados de coronavírus no sistema prisional da capital do país. Agora, as cadeias somam 793 pacientes com Covid-19. Em relação ao aferido nessa terça-feira (19/05), são 35 doentes a mais.

Do total, 584 casos são de presidiários. Há, ainda, 97 agentes prisionais contaminados com o vírus, enquanto outros 110 policiais já estão recuperados da doença.

O DF registra dois óbitos na rede prisional: de um detento e de um servidor da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe).

Atualmente, mais de 3,4 mil internos e servidores lotados no Complexo Penitenciário foram testados para o novo coronavírus. Parte desse total ainda aguarda contraprova.

Dos policiais penais confirmados com a doença, 11 são do Centro de Detenção Provisória (CDP); oito trabalham no Centro de Internamento e Reeducação (CIR); 19 são da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I); 27 estão lotados na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II); 16 estão no Centro de Progressão Penitenciária (CPP); 10 são da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE); um da Penitenciária Feminina do DF (PFDF) e cinco servidores da Sesipe.

0
Maior proporção de casos

Com 16.648 mil indivíduos, entre detentos e policiais penais, a taxa de incidência de contaminação na comunidade carcerária do DF é de 4,55%.

Proporcionalmente, esse percentual é 28,5 vezes maior do que o registrado na capital do país. O Distrito Federal tem 3 milhões de habitantes e 4.898 doentes – ou seja 0,16% da população recebeu o diagnóstico positivo para Covid-19.

Quando comparado com o Brasil, o número de doentes é proporcionalmente 35 vezes maior na população carcerária do DF. Enquanto a taxa de incidência de contaminação nos presídios da capital federal é de 4,55%, em todo o país, fica em 0,13%.

Gráfico com Comparação entre o sistema prisional do DF e dados de contaminados no Brasil e na capital federal

Últimas notícias