Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Coronavírus: CRM-DF pede à Saúde que adie cirurgias eletivas

Por causa do coronavírus, entidade também recomenda que clínicas particulares tenham jornada flexibilizada e férias coletivas antecipadas

16/03/2020 17:01, atualizado 16/03/2020 20:32

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) encaminhou, nesta segunda-feira (16/03), um ofício à Secretaria de Saúde (SES-DF) pedindo o adiamento de cirurgias eletivas e atividades ambulatoriais de caráter eletivo na rede pública em função do novo coronavírus.

Em nota, o CRM-DF defendeu que a disseminação da doença pode gerar falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de equipamentos como respiradores. Por isso, a entidade defende a suspensão dos procedimentos, com exceção de atendimentos oncológicos e cardiovasculares.

“Recomendamos ainda que, nas instituições de saúde, sejam suspensas atividades ambulatoriais de menor complexidade, mantendo apenas atendimentos de urgência e emergência. O requerimento é baseado na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, informou o conselho na nota.

Férias coletivas

O órgão ainda recomendou que as empresas e órgãos públicos adotem medidas como flexibilização da jornada de trabalho e regime de home office para evitar a disseminação da doença. A aplicação de férias coletivas também entrou na pauta da entidade.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

“Assim, é possível diminuir a circulação de pessoas nas ruas, transportes públicos e locais fechados”, finalizou.

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que, no momento, “não há previsão de suspensão das cirurgias eletivas”.