Coronavírus: confira onde fazer testes rápidos no DF a partir desta segunda

Duas unidades em Águas Claras foram fechadas, sendo uma transferida para Taguatinga; Planaltina e Gama ganham novos pontos

Profissionais da saúde aplicam teste rápido de coronavirus em paciente dentro do carroHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 04/05/2020 9:14

A Secretaria de Saúde ampliou e mudou o serviço de testagem em massa no Distrito Federal. A partir desta segunda-feira (04/05), Gama e Planaltina ganharam pontos de exame para o novo coronavírus. Na primeira cidade, os pacientes serão acolhidos no Estádio Bezerrão, que também atenderá moradores de Santa Maria. Em Planaltina, o atendimento será em frente à Loja Maçônica 7 de Setembro, próxima ao hospital.

Também a partir desta semana, os postos na Uniplan e Residência Oficial do Governador (Roac) foram desativados. Somente o estacionamento da Unieuro continuará disponível para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras.

Em contrapartida, um dos postos desativados foi deslocado para Taguatinga, e está localizado no estacionamento do JK Shopping. Dessa forma, continuarão sendo atendidos os moradores dessa região administrativa e também os de Ceilândia.

No Plano Piloto, os pontos disponíveis no Estádio Mané Garrincha e no estacionamento 4 do Parque da Cidade foram transferidos para o estacionamento 13 do parque, atendendo aos moradores das Asas Sul e Norte, Sudoeste, Noroeste e Cruzeiro/Octogonal.

O objetivo, de acordo com a pasta, é melhorar o fluxo de atendimentos à população e acompanhar as alterações epidemiológicas dos casos. Segundo o secretário-adjunto de Assistência à Saúde do DF, Ricardo Tavares, as mudanças de pontos serão uma constante e deverão ocorrer a cada semana.

Assim como os demais pontos, o sistema de atendimento será nos moldes drive-thru, das 8h às 17h. Os resultados ficam prontos em até 30 minutos e são fornecidos aos pacientes imediatamente.

Como ser atendido

Para reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações, o atendimento está sendo agendado pela internet, por meio do site Teste em Massa Covid-19. Na plataforma, é necessário fazer o cadastro no site para agendar no posto de atendimento da sua região. Após se cadastrar, um comprovante chega, por e-mail, informando o local e hora do exame, e esse deve ser apresentado no local.

Por meio do site é possível ter acesso ao resultado do exame que também é enviado para o e-mail informado durante o cadastramento. Também é possível agendar por meio do aplicativo e-GDF.

Prioridades

Neste primeiro momento, a prioridade são pessoas com mais de sete dias de gripe, quem tenham tido contato com pessoas com a Covid-19 ou ainda que more com idosos. Para serem atendidos, os pacientes precisam morar na região equivalente aquele posto.

Quando detectada a contaminação pelo vírus, os pacientes são direcionados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Confira a lista completa:

1. Para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:
– Unieuro

2. Moradores das Asas Sul e Norte, Sudoeste, Cruzeiro/Octogonal e Noroeste:
– Estacionamento 13 do Parque da Cidade

3. Moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:
– Paróquia São Pedro de Alcântara – St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9, Lago Sul

4. Moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:
– Iguatemi Shopping

5. Moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candângolandia e Park Sul:
– Parque Shopping

6. Moradores de Ceilândia, Por do Sol e Sol Nascente:
– Iesb Unidade Ceilândia

7. Moradores de Ceilândia e Taguatinga:
– JK Shopping

8. Moradores de Sobradinho I, II e Fercal:
– SESI – AE 03 – Lotes A/F – Q 13 – Parque dos Jequitibás, Sobradinho

9. Moradores de Planaltina:
– Loja Maçônica 7 de Setembro, próxima ao Hospital Regional de Planaltina

10. Moradores do Gama e Santa Maria:
– Estádio Bezerrão

Últimas notícias