Coronavírus: Brazlândia, Plano Piloto e Guará ganham pontos de testagem

É necessário agendar o exame pela internet. Resultado é enviado para o e-mail cadastrado após o usuário autorizar o encaminhamento

Profissional de saúde colhe material para teste rápido para Covid-19HUGO BARRETO/METRÓPOLES

atualizado 17/05/2020 11:51

Nesta segunda-feira (18/05), moradores de Brazlândia ganham um ponto de testagem para a Covid-19, que funcionará na sede da Administração Regional da cidade. Além dessa região, Plano Piloto e Guará também passam a contar, cada um, com mais um posto com atendimento de testagem “drive-thru”: no Terraço Shopping e na Administração Regional do Guará.

As alterações ocorrem a partir da avaliação do cenário epidemiológico de infecção pelo novo coronavírus no DF.

Com as mudanças, os moradores do Park Way também poderão agendar o teste no site testa.df.gov.br. Eles serão atendidos nas duas unidades montadas no Guará. O resultado do exame é enviado para o e-mail cadastrado no site após o usuário autorizar o encaminhamento.

0

Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os postos de Águas Claras, Planaltina e Lago Norte deixarão de funcionar. Ao longo das próximas semanas, a Secretaria de Saúde pode promover outras mudanças.

Testagem

O teste no “drive-thru” é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. É exclusivo para pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado e residam com idosos, e que moram nas regiões administrativas abrangidas pelo local onde o posto está montado.

A realização do exame não descarta a necessidade de procurar uma unidade básica de saúde na ocorrência de sintomas.

O exame detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

Últimas notícias