metropoles.com

Conheça o plano de governo do candidato ao GDF Izalci Lucas (PSDB)

Ao todo, são 45 pontos definidos, segundo o documento, após conversas com especialistas e a população de todas as regiões administrativas

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
izalci lucas
1 de 1 izalci lucas - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

As propostas do senador Izalci Lucas (PSDB) para caso seja eleito governador do Distrito Federal estão resumidas em um Plano de Metas com 15 eixos temáticos. Ao todo, são 45 pontos definidos, segundo o documento, após conversas com especialistas e a população de todas as regiões administrativas.

A criação desse Plano de Metas para ser divulgado à população foi inspirada na ideia de Juscelino Kubistchek, ainda na década de 1950, quando se candidatou à Presidência do Brasil. Segundo o texto, o documento é uma maneira de “organizar, de forma clara e transparente, as ações prioritárias do Governo do Distrito Federal durante os quatro anos de mandato de governo”.

Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Entre os temas abordados estão pontos básicos como Saúde, Educação, Transporte e Obras, mas também há propostas no campo do Turismo, Meio Ambiente e Esporte.

Há, ainda, três objetivos estratégicos que podem ser aplicados independentemente da área a ser contemplada. Izalci define que é necessário “cuidar do DF”, “proteger as pessoas” e “inovar na gestão”.

Entre as propostas está a criação do Programa Jovens Empreendedores; solução de problemas relacionadas à posse nas áreas de agricultura familiar, agronegócio e condomínios residenciais; cadastro único e geral para atendimento nos hospitais públicos do DF; ações conjuntas de segurança entre DF e Entorno; digitalização de todos os serviços do GDF e melhoria nos salários dos servidores.

Para o cumprimento dessas ideias, um possível governo do tucano criaria uma Secretaria Especial para Gestão do Plano de Metas/DF.

Outra ideia de Izalci é garantir a participação popular durante todo o mandato, inclusive com uma especificação ainda maior das metas a serem realizadas a cada ano por meio de uma plataforma do governo. “O início do período de consulta pública do Plano de Metas 2023-2023 e demais instrumentos de planejamento governamental, serão marcados oportunamente, o estabelecimento de ciclos de co-criação de políticas públicas entre a nova gestão e a população. Nesse contexto, caracteriza-se que durante todo o período participativo, a população poderá encaminhar um número ilimitado de sugestões”.

Confira o documento completo disponível no site DivulgaCand, do TSE

Plano de Governo Izalci by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia