metropoles.com

TSE rejeita ação de Paula Belmonte e mantém Izalci na corrida ao GDF

Deputada disputava com senador a possibilidade de concorrer ao Palácio do Buriti, mas ministro Ricardo Lewandowski negou pedido

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Izalci-Lucas-PSDB
1 de 1 Izalci-Lucas-PSDB - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro  Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou, nesta segunda-feira (15/8), um pedido feito pela deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) para que ela substituísse o senador Izalci Lucas (PSDB) na corrida ao governo do Distrito Federal.

Na decisão, o magistrado descartou as alegações da congressista sobre a possíveis irregularidades atribuídas ao comando da federação PSDB-Cidadania no âmbito local.

“A decisão do ministro Lewandovski mostra que a Federação PSDB-Cidadania seguiu todas as normas da legislação eleitoral. Tivemos o reconhecimento e o aval da maior Corte eleitoral do país. Agora teremos mais tranquilidade para tocarmos nossa campanha ao GDF”, comemorou Izalci.

Os dois congressistas travavam um verdadeiro cabo de guerra desde que o PSDB e o Cidadania decidiram formalizar uma federação nacional, que resultou na repetição da mesma aliança em todas as unidades da Federação.

No Distrito Federal, tanto Izalci quanto Paula tinham o plano de concorrer ao Palácio do Buriti, mas o tucano conseguiu a chancela do PSDB, que tem a maioria dos votos na federação partidária.

Com a decisão do ministro, Paula Belmonte não deve se candidatar a um novo cargo nas eleições de outubro deste ano. O marido dela, Luís Felipe Belmonte (PSC), confirmou ser o nome a vice-governador na chapa encabeçada pelo empresário Paulo Octávio (PSD).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?