Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Condutor de ônibus diz que não conseguiu frear antes de matar ciclista

Em depoimento, o motorista do ônibus envolvido no acidente afirmou que o ciclista entrou “repentinamente” à frente do veículo

01/07/2026 18:54, atualizado 01/07/2026 21:44
Divulgação/CBMDF
Condutor de ônibus diz que não conseguiu frear antes de matar ciclista

O motorista do ônibus envolvido no acidente que matou o ciclista Ricardo Vieira Dias, de 49 anos, na tarde desta quarta-feira (1º/7), na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), disse que a vítima fazia movimentos em “zigue-zague” antes da colisão. A versão dele será investigada pela polícia.

Em depoimento à polícia, o condutor afirmou que dirigia no sentido Rodoviária do Plano Piloto/Samambaia, quando o ciclista entrou “repentinamente” à frente do ônibus.

Segundo o motorista, “não houve tempo hábil” para frear o veículo e evitar o atropelamento.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para atender à ocorrência. Quando as equipes chegaram ao local, Ricardo estava em parada cardiorrespiratória.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Os socorristas iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar, mas o ciclista não resistiu e teve a morte constatada no local.

Em razão do acidente e da mobilização para atendimento do envolvido, o trecho central da EPTG ficou interditado, o que provocou lentidão no trânsito na região. Pouco antes das 17h, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) informou que a via havia sido liberada.

O ônibus envolvido no acidente faz parte da frota da Urbi. Em nota, a empresa declarou que “colabora integralmente com as investigações prestando todas as informações necessárias para o esclarecimento dos fatos, bem como reforçamos que a segurança dos passageiros e de todos os usuários do sistema é prioridade absoluta”.