metropoles.com

Combate a incêndio no Parque Nacional de Brasília é retomado nesta 6ª

Segundo o CBMDF, as chamas estão controladas, mas o fogo ainda não está extinto. O parque já teve 10% da área consumida pelo incêndio

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ICMbio
parque nacional 1
1 de 1 parque nacional 1 - Foto: Divulgação/ICMbio

O incêndio no Parque Nacional de Brasília continua a castigar a área na tarde desta sexta-feira (16/9). O fogo retornou na quarta-feira (14/9), quando o Distrito Federal registrou o dia mais quente de 2022, ao bater 35,2°C.

Os focos de incêndio no Parque Nacional de Brasília estão localizados entre os córregos Três Barras e o Milho Cozido, nas proximidades da Zona Rural de Brazlândia. O fogo já está controlado, mas ainda restam algumas zonas quentes, que seguem sob o monitoramento dos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para evitar a reignição.

0

Equipes do CBMDF seguem no parque, que já teve 10% de sua área consumida, de acordo com o ICMBio. Nesta sexta-feira, a corporação conta com a presença de 10 viaturas e 87 militares e duas aeronaves.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), os combatentes enfrentam dificuldades quanto a adversidades climáticas e outros fatores como temperaturas elevadas, umidade do ar muito baixa, vegetação extremamente seca e a presença de ventos constantes que não favorecem o combate. Ainda há fogo dentro da mata, onde os brigadistas estão em combate visando a extinção das chamas.

Área queimada até esta quinta:

Veja imagens do local:

A corporação conta, ainda, com um posto de comando próximo ao local e, pela noite, os militares tem feito monitoramento de áreas consideradas sensíveis. A operação de combate ao fogo tem sido retomada de forma mais ampla pela manhã.

Durante o final de semana, somente as piscinas estarão abertas ao público. As trilhas permanecem fechadas. A área atingida estimada está em cinco mil hectares.

Chamas atingem a UnB

Um incêndio florestal também atingiu as proximidades da Universidade de Brasília nessa quinta-feira (15/9). O fogo destruiu 20 hectares de vegetação entre a avenida L4 e a avenida L3 Norte.

Devido à proximidade com construções, enquanto parte dos militares combateu o fogo em uma linha, outra parte, manteve a proteção aos prédios, apagando e afastando o fogo, que se deslocava naquela direção.

O fato de as chamas terem alcançado os eucaliptos e de o vento mudar de direção o tempo todo, dificultou a extinção. Após cerca de 3h de atuação, o incêndio foi totalmente contido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações