Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Com umidade relativa do ar em 18%, DF registra o dia mais seco do ano

Índice foi registrado nos termômetros das regiões administrativas de Brazlândia e do Gama, durante essa segunda-feira (27/7)

28/07/2026 12:54
Vinícius Schmidt /Metrópoles @vinicius.foto
Foto colorida mostra vegetação seca com sol ao fundo - Metrópoles

O Distrito Federal registrou, nessa segunda-feira (27/7), o dia mais seco de 2026, até então. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), os termômetros de Brazlândia (DF) e do Gama (DF) registraram o índice de 18% da umidade relativa do ar.

O valor registrado, inclusive, colocou as duas regiões da capital na sétima colocação do ranking de cidades mais quentes do país durante o dia de ontem.

Nesta terça-feira (28/7), a seca e o calor persiste em todo DF. Vale destacar que a capital segue em alerta amarelo de baixa umidade.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em virtude disso, a umidade do ar deve variar entre 30% e 20%. Além disso, o alerta ponta para alto risco de incêndios florestais e à saúde dos moradores do DF. O aviso é válido até às 19h e exige atenção redobrada com a hidratação durante este período.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Entre as orientações do Inmet estão beber bastante líquido, evitar atividades físicas nas horas mais secas do dia, reduzir a exposição ao sol nos períodos de maior calor e buscar informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (193), em caso de necessidade.