metropoles.com

Com salários pagos, terceirizados da saúde voltam ao trabalho no DF

Greve começou na manhã desta quinta-feira (11/3) e salário foram pagos no início da tarde

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Placa de greve em grade de ferro
1 de 1 Placa de greve em grade de ferro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em pleno colapso da saúde pública do DF por causa da pandemia de Covid-19, a greve dos trabalhadores terceirizados de hospitais públicos de DF durou apenas a manhã desta quinta-feira (11/3). Após o anúncio da paralisação, empresas que estavam em débito com os funcionários limpeza, conservação e portaria de unidades públicas de saúde quitaram os salários atrasados.

Conforme explica a direção do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação e Serviços Terceirizáveis no Distrito Federal (Sindserviço-DF), os funcionários que trabalham em locais administrados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) receberam os vencimentos atrasados da Apecê Service ainda na noite de quarta-feira (10/3).

Já os empregados da Empresa BRA Serviços, responsável pelo Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Hospital Materno e Infantil de Brasília (Hmib), além dos hospitais Regionais de Planaltina, Sobradinho, Ceilândia, Taguatinga, Guará, Gama, Samambaia, Brazlândia e Paranoá, juntamente com vários postos de saúde e na própria Secretaria de Saúde, começaram a receber os salários no início da tarde desta quinta-feira (11/3).

Dessa forma, após a quitação da dívida, os trabalhadores retornam aos postos de trabalho. Apesar do pagamento, o sindicato lamenta que tenha sido necessário utilizar de greve para que algo fosse feito.

“São constantes os atrasos de salários das empresas prestadoras de serviços na rede publicam de saúde, o que tem prejudicado a categoria, que constantemente paga suas contas com atraso e pesada carga de juros, sem que haja ressarcimento, e ainda acumulam perdas salarias”, ressaltou o sindicato.

Confira fotos da mobilização ocorrida em frente ao Hran na manhã desta quinta:

0
Outro lado

A BRA Serviços informou que “vem fazendo esforço hercúleo ao longo dos últimos meses para prestar os serviços essenciais assumidos com o GDF de forma escorreita, bem como honrar pontualmente com todas as obrigações decorrentes dos contratos de trabalho com a categoria”. No entanto, a empresa diz que a Secretaria de Saúde tem “repetidamente” atrasado os pagamentos.

Para a empresa, há “descaso da SES-DF no que se refere aos recorrentes atrasos nos pagamentos das faturas pela prestação do serviço indispensável de limpeza e higienização em momento de pandemia”.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que “o pagamento à BRA foi feito na noite de quarta-feira”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?