metropoles.com

Com racha interno no PT, Magela desiste do Buriti e quer tentar Senado

Apesar do desejo do político brasiliense, quem vai decidir os candidatos é o diretório nacional do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Geraldo Magela lança pré-candidatura ao Senado - Metrópoles
1 de 1 Geraldo Magela lança pré-candidatura ao Senado - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Após meses de discussão sobre quem encabeçaria a chapa petista ao governo do Distrito Federal na Eleição de 2022, o possível candidato a governador Geraldo Magela acabou desistindo da possibilidade. Agora, o político visa uma vaga no Senado Federal.

PT caminha para desistir de candidatura e apoiar Leandro Grass ao GDF

Federação entre PT, PV e PCdoB cria impasse a candidato único ao GDF

Em nota divulgada nesta quinta-feira (12/5), o petista disse que apresentou o seu nome à sigla em abril, pois achou ser importante que o partido tivesse candidatura própria ao governo da capital federal. O nome de Magela, porém, além de esbarrar na disputa interna com Rosilene Côrrea (PT), também competia com o deputado distrital Leandro Grass (PV). O partido do parlamentar faz parte da Federação formada por PT, PV e PCdoB, portanto, era necessário apenas um nome da aliança para a cadeira do Palácio do Buriti.

“Desde o mês de abril do ano passado, quando coloquei o meu nome à disposição do partido para concorrer ao governo do DF, venho defendendo candidatura própria do PT por entender que esta seria a melhor forma de construir um palanque forte para Lula, e também porque sempre acreditei que poderíamos derrotar Ibaneis. Infelizmente não foi este o entendimento de algumas lideranças do PT”, lamentou Magela.

A tentativa de emplacar uma pré-candidatura ao Senado, contudo, também colide com outro obstáculo: o responsável por decidir quem serão os nomes da capital que concorrerão em outubro. É que o Diretório Nacional do PT tem a prerrogativa de decidir sobre os principais aspirantes aos cargos de governador, senador, deputados federais e distritais do DF. Portanto, a novela das candidaturas petistas em Brasília só terá fim após reunião da legenda nos dias 26 e 27 deste mês.

“Compreendo que cabe à Executiva Nacional adotar as medidas mais adequadas para garantir a vitória do Lula”, assinalou Magela em entrevista ao Metrópoles.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?