Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Com previsão de umidade abaixo de 12%, DF emite alerta vermelho

Na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, os termômetros marcaram 33,3°C na tarde desta sexta-feira

10/09/2021 17:03, atualizado 10/09/2021 18:42
Compartilhar notícia
Igo Estrela/Metrópoles
DF tem dia mais seco e quente do ano. Defesa Civil e Inmet emitem alerta à população calor seca

O Distrito Federal está em alerta vermelho devido aos baixos índices de umidade. O aviso foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (10/9). O novo aviso tem como grau de severidade “grande perigo”, que é quando a umidade fica abaixo dos 12%, que era a previsão para esta tarde.

Segundo o órgão, como consequência, cresce o risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

Por volta das 16h, os termômetros registraram 31,9°C com 14% de umidade na estação de Brasília. Já na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, os índices ficaram em 33,3°C e 13% de umidade.

Com previsão de umidade abaixo de 12%, DF emite alerta vermelho - destaque galeria
3 imagens
Calor e seca continuam no DF
Temperatura pode chegar a 35ºC nesta segunda (20/9)
Recomendações durante tempo quente e seco
1 de 3

Recomendações durante tempo quente e seco

Reprodução
Calor e seca continuam no DF
2 de 3

Calor e seca continuam no DF

Igo Estrela/Metrópoles
Temperatura pode chegar a 35ºC nesta segunda (20/9)
3 de 3

Temperatura pode chegar a 35ºC nesta segunda (20/9)

Igo Estrela/Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Desde o fim de semana, os recordes de calor no ano foram batidos em dois dias. No domingo (5/9), a temperatura em Águas Emendadas chegou a 34,5ºC e, no dia seguinte, já foi superada ao chegar a 35,9º C. No feriado, o calor foi forte e atingiu 35,4ºC no Gama.

Quais os índices de perigo?

O Inmet tem três alertas dos níveis de umidade. O vermelho é o mais grave deles.

  • Alerta amarelo (potencial perigo): umidade entre 30% e 20% por cinco dias seguidos
  • Alerta laranja (perigo): umidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos
  • Alerta vermelho (grande perigo): umidade abaixo de 12% por 2 dias seguidos
Recomendações

As principais recomendações da Defesa Civil durante a época de seca são evitar a prática de atividades ao ar livre no período das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, não tomar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, descartar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados.

A população também deve intensificar o isolamento social e a utilização de máscara de proteção facial. Esse é mais um motivo para as pessoas só saírem de casa se houver realmente necessidade, uma vez que a seca combinada com o uso da máscara, pode dificultar bastante a respiração.

Fique atento à umidade relativa do ar!

Entre 21% e 30% (estado de atenção)

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
  • Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Consumir água à vontade.

Entre 12% e 20% (estado de alerta)

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Abaixo de 12% (estado de emergência)

  • Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
  • Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc;
  • Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quartos de crianças, hospitais, etc.