Com previsão de 64 mil doses, veja quem poderá se vacinar no DF

Nova remessa dá continuidade à imunização dos principais grupos. Além disso, está regulamentado o uso da xepa

atualizado 08/04/2021 12:39

Vacinação de idosos de 74 anos no DFGustavo Moreno/Especial Metrópoles

Com a previsão de chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19 ao Distrito Federal até sexta-feira (9/4), o Governo do Distrito Federal (GDF) organiza os próximos passos da campanha de imunização. Serão 64 mil aplicações, divididas para as fases 1 e 2 entre os três principais grupos de vacinação no DF: pessoas com 66 anos ou mais, trabalhadores de saúde de diversas categorias e forças de segurança.

À coluna Grande Angular, do Metrópoles, o govenador Ibaneis Rocha (MDB) detalhou como serão usados os novos imunizantes enviados à capital pelo Ministério da Saúde. Segundo o emedebista, desse novo lote, serão reservadas 14.066 doses para pessoas com 66 anos, cuja vacinação será retomada no sábado (10/4); 5.008 doses para servidores da Saúde e 2.237 para funcionários públicos da Segurança. Também está prevista a chegada de outras 43 mil unidades para segunda aplicação.

Veja abaixo como acontece a vacinação por categoria dos grupos prioritários:

Idosos

Do novo lote, 14.066 doses serão destinadas para a primeira aplicação e 13.471 para a segunda. Com as novas vacinas, pessoas na faixa etária dos 66 anos serão contempladas. A imunização começa já neste fim de semana, dias 10 e 11, por drive-thru, somente para aqueles com 66.

Até o momento, estão confirmados os seguintes pontos:

  • Iguatemi, no Lago Norte
  • Faculdade Unieuro, em Águas Claras
  • Estacionamento do estádio Bezerrão, no Gama
  • UBS 5 de Ceilândia
  • Taguapark
  • Sesc Ceilândia
  • Estacionamento do estádio Mané Garrincha no sábado, que muda para o estacionamento da Torre de TV no domingo, em decorrência do jogo Flamengo x Palmeiras

Novos pontos podem ser acrescentados até o fim de semana.

0
Profissionais de Saúde

Ficaram reservadas 34.932 doses para os profissionais da saúde, sendo 5.008 para aplicação da primeira dose e 29.924 para a segunda. Esse grupo poderá agendar a vacinação a partir da próxima segunda-feira (12/4), pela manhã, no site vacina.saude.df.gov.br. Será possível agendar para receber o imunizante a partir do dia seguinte.

Ao todo, 14 categorias estão incluídas. São elas: médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, biólogos e bioquímicos, educadores físicos, fisioteraupeutas e terapeutas ocupacionais, agentes funerários, farmacêuticos, assistentes sociais, profissionais de nutrição, veterinários e fonoaudiólogos.

Por fim, os servidores do Instituto Médico Legal (IML), que apesar de estarem ligados à Secretaria de Segurança Pública (SSP) estão inclusos no grupo da saúde. Com a nova remessa, profissionais da necrópsia também participarão da vacinação. Esses servidores, responsáveis pelas remoções de cadáveres em hospitais públicos e particulares, pleiteiam o direito à proteção e até consideram fazer greve caso não tenham a imunização garantida.

0
Forças de segurança

Aos profissionais responsáveis pela segurança pública, estão reservadas 2.237 unidades, apenas da dose 1 do imunizante. Isso acontece porque a vacinação desse grupo começou somente nesta semana no Distrito Federal, de forma que ainda não há profissionais que precisem da dose 2 na capital.

Terão direito a receber o imunizante servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), do Departamento Penitenciário (Depen), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). Além dos servidores administrativos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Os locais de vacinação estão distribuídos da seguinte forma, a depender da força de segurança:

  • UBS 1 de Candangolândia – PRF e MJSP
  • UBS 4 Lúcio Costa – Sejus, Seape, Depen e Detran
  • UBS 1 Guará I – PCDF
  • UBS 1 Riacho Fundo I – SSP e PF
  • UBS 1 Núcleo Bandeirante – PMDF
  • UBS 1 Estrutural – CBMDF
0
Xepas

Também na quarta (7/4), a SSP-DF e a Secretaria de Saúde regulamentaram o uso das doses remanescentes de vacina que sobram nos frascos, conhecidas como “xepas”. A disputa por essas doses limitadas tem gerado embates entre as diferentes forças de segurança. Na segunda-feira (4/4), a SSP pediu uma mudança na regra vigente até então, para evitar problemas de interpretação.

Agora, cada força terá postos específicos para conseguir uma dose remanescente. São eles:

PMDF

Quadra coberta, no Paranoá; UBS 1, na Asa Sul; UBS 1, na Candangolândia; UBS 4, no Guará; UBS 2, na Estrutural; UBS 1, no Riacho Fundo II; UBS 2, no Riacho Fundo II; UBS 1, em Brazlândia; UBS 7, em Ceilândia; UBS 17, em Ceilândia; UBS 1, no Gama; Assembleia de Deus de Santa Maria; UBS 1, em Sobradinho I; UBS 2, em Sobradinho II; UBS 2, em Samambaia; Administração Regional de Samambaia; e UBS 1, em Taguatinga.

CBMDF

Policlínica, no Lago Sul; UBS 1, no Guará; UBS 1, no Riacho Fundo I; UBS 16, em Ceilândia; UBS 3, no Gama; UBS 2, em Santa Maria; Casa Vivência, em Planaltina; UBS 3, no Recanto das Emas; UBS 7, em Samambaia; UBS 5, em Taguatinga.

PCDF

UBS 1, no Lago Norte; UBS 3, no Guará; UBS 1, no Núcleo Bandeirante; UBS 5, em Ceilândia; UBS 5, no Gama; UBS 2, no Itapoã; UBS 5, em Planaltina; e Estacionamento Bezerrão, no Gama.

Seape – Centro de Práticas, no Jardim Botânico, e Ginásio São Bartolomeu, em São Sebastião

Sejus – UBS 2, na Asa Norte

Detran – Regional de Santa Maria e UBS 3 de Ceilândia

SSP – UBS 3 do Cruzeiro e UBS 2 do Guará

Últimas notícias