metropoles.com

Com lockdown, escolas privadas do DF fecham para ensino presencial

As instituições trabalhavam com o modelo híbrido desde janeiro. Porém, a autorização agora é somente para o ensino remoto

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sala de aula
1 de 1 Sala de aula - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As escolas privadas do Distrito Federal terão de começar a próxima semana com aulas ministradas apenas por meio remoto. Poucas horas após publicar decreto que previa lockdown noturno no Distrito Federal a partir de segunda-feira (1º/3) devido à pandemia de Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) informou ao Metrópoles a decisão de antecipar e ampliar as restrições.

A partir desta sexta-feira (26/2), as proibições não serão apenas das 20h às 5h: será um lockdown total. Ou seja, tudo será fechado, exceto serviços essenciais. A determinação valerá a partir da publicação do documento, o que deve ocorrer nas próximas horas.

Na quinta-feira (25/2), o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, já havia anunciado que o ensino na rede pública começaria em 8 de março, mas somente no modelo remoto. Agora, com a ampliação do lockdown no DF, a medida também vale para as escolas privadas.

No caso da rede particular, as aulas haviam começado no modelo híbrido, quando os alunos têm a opção de escolher entre o ensino em casa ou o presencial. Porém, com a nova medida, a opção agora será somente o ensino remoto, via internet. A decisão valerá a partir do momento em que o decreto for publicado. Isso deve ocorrer ainda nesta sexta-feira (26/2).

“Criou-se um comitê que vai avaliar permanentemente a situação. As escolas privadas voltam ao ensino remoto”, disse o governador.

Mudança de direcionamento

A decisão foi tomada pelo chefe do Executivo local após verificar dados sobre a lotação do sistema de saúde da capital. Por volta das 16h30 desta sexta, o Distrito Federal tinha apenas um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto em toda a rede de saúde, incluídos os hospitais públicos e privados.

De acordo com o painel Info-Saúde-DF, que apresenta os dados sobre a evolução da Covid-19 na capital, a taxa de ocupação total de leitos é de 98,22%. Em relação aos leitos para adultos, o índice atinge 99,40%.

Mais leitos

A fim de tentar minimizar o problema, Ibaneis anunciou, nesta sexta (26/2) , a ativação de mais 60 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Distrito Federal. Segundo o emedebista, 20 deles serão no Hospital de Campanha de Ceilândia e outros 40, no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?