metropoles.com

Com dívida aberta, Iges-DF não pode comprar sedativos da União Química, fabricante da Sputnik

Débitos do instituto remontam a novembro de 2020. Empresa farmacêutica só fornecerá medicamentos quando contas estiverem em dia

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Iges-DF
1 de 1 Iges-DF - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) foi impedido de comprar medicamentos do tipo sedativo da empresa farmacêutica União Química, a mesma que produz a vacina russa Sputnik V na capital do país.

O Iges teve o pedido de fornecimento negado após atraso no pagamento dos remédios. A União Química já havia notificado o instituto em 15 de janeiro e, agora, não autorizou o fornecimento de Haloperidrol, Tramadol, Fentanila, Midazolam, Dexmedetominida e Aciclovir.

A dívida do Iges com a farmacêutica soma R$ 357.862. O prazo para quitar as contas tem datas variadas: a maior delas, de R$ 295 mil, deveria ter sido quitada até 7 de novembro de 2020. Todas as outras dizem respeito ao mês de dezembro, veja as datas:

tabela com valores

Questionado, o Iges-DF disse que, nessa segunda-feira (25/1) foi efetuado um pagamento à empresa farmacêutica União Química a fim de regularizar o fornecimento de medicamentos.

Vacina russa

A União Química, em parceria com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF), produz a vacina Sputnik V, ainda em fase de liberação emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Sputnik V foi a primeira vacina contra a Covid-19 registrada, ainda em agosto de 2020, e o DF será um dos centros de fabricação do imunizante.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?