metropoles.com

Codeplan será extinta e substituída por Instituto de Pesquisa do DF

A novidade foi aprovada nesta terça-feira (10/5) pela Câmara Legislativa (CLDF) e o texto segue para sanção do governador

atualizado

Compartilhar notícia

Michel Melo/Metrópoles
codeplan
1 de 1 codeplan - Foto: Michel Melo/Metrópoles

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) será extinta e substituída pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). A novidade foi aprovada nesta terça-feira (10/5) pela Câmara Legislativa (CLDF) e o texto segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Pela proposta, o novo instituto será vinculado à Secretaria de Economia e terá como objetivo “promover e disseminar informações sociais, econômicas, cartográficas, demográficas, georreferenciadas, geográficas, urbanas, rurais, regionais e ambientais para o Distrito Federal, além de prestar suporte na formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas”.

A partir daí, a Codeplan entra em processo de extinção. Segundo a lei, os empregados da tabela de emprego permanente da companhia serão administrados pelo IPEDF.

Desejo do governador

Conforme mostrou o Metrópoles nessa segunda-feira (9/5), o governador Ibaneis Rocha (MDB) tinha a intenção de fazer essa transformação.

“A Codeplan é uma instituição de grande importância para o Distrito Federal. […] Está em andamento, sim, o estudo para transformação [da Codeplan] em um instituto de pesquisas. É interesse nosso que a gente avance nessa proposta. A Codeplan já tem essa característica, mas temos muito o que avançar ainda”, informou o governador.

A declaração foi dada durante divulgação da Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílios (Pdad) de 2021 realizada na manhã desta segunda-feira (9/5), no Palácio do Buriti.

Segundo o presidente da Codeplan, Jean Lima, a empresa já exerce um papel de instituto. “A Codeplan teria uma carreira e viraria uma autarquia, de forma legal, como IBGE e Ipea”, reforçou.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações