CNH Social recebe quase 12 mil inscrições em 24h no DF

No total, são ofertadas 5 mil vagas para todo o DF, sendo 3 mil na modalidade estudante habilitado e 2 mil na cidadão habilitado

atualizado 16/02/2021 10:15

CNHDivulgação
Em 24h de inscrições abertas, 11.978 pessoas inscreveram-se no Programa Habilitação Social, pelo Portal de Serviços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). No total, são ofertadas 5 mil vagas para todo o DF, sendo 3 mil na modalidade estudante habilitado e 2 mil na cidadão habilitado.
As inscrições começaram na segunda-feira (15/2) e seguem até 16 de março. Os interessados devem se cadastrar, exclusivamente, por meio deste endereço: https://portal.detran.df.gov.br/, e não pelo site.
Problemas
Segundo o Detran-DF, não houve registros de falhas no sistema ao longo do dia. No entanto, foi identificado que algumas pessoas, no ato da inscrição, tentaram inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo do código familiar.
0

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) explica que o número correto a ser preenchido no ato da inscrição da CNH Social é o Código Familiar, que consta na folha-resumo do beneficiário, emitida quando realizada a inscrição ou a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pelo responsável familiar.

Para demais informações, a família poderá entrar no APP MeuCadÚnico (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/). Caso o Código Familiar apresente o número zero, à esquerda (totalizando 11 dígitos), este pode ser suprimido.

A Sedes orienta que, caso apareça a mensagem “Código Familiar não localizado”, verifique o número ou se o beneficiário se encaixa nos critérios estabelecidos na Lei nº 6.613/2020 e no Decreto nº 41.448/2020.
Entre outros requisitos, todos os candidatos devem ser cadastrados no Cadastro Único, do governo federal, até 15 de janeiro de 2021. Ainda é necessário comprovar domicílio no Distrito Federal há pelo menos dois anos.
No caso dos estudantes, também é preciso ser inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado no ano anterior ao da inscrição no programa.

As pessoas têm mais 30 dias para se inscrever. A ordem não é quesito de classificação ou eliminação. Os procedimentos e critérios de seleção constam na Instrução nº 56/2021, publicada no DODF de 1º de fevereiro de 2021.

Últimas notícias