*
 

Uma descarga elétrica atingiu a sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Sudoeste, nesse domingo (4/3), e provocou pane em todo o sistema.

De acordo com informações do órgão, após as fortes chuvas que caíram no Distrito Federal na tarde de domingo, um raio atingiu o aparelho no-break e diversos equipamentos foram danificados.

O sistema no-break tem como finalidade manter estável o fornecimento de energia elétrica que alimenta o supercomputador de monitoramento meteorológico, importado da Itália há cerca de oito anos. Foi a primeira vez que uma falha dessa proporção danificou o equipamento.

O problema afeta todo o país e a América do Sul, impossibilitando as medições.

Uma equipe de cerca de 20 profissionais do próprio Inmet, da Embratel e da Companhia Energética de Brasília foi convocada para fazer os consertos necessários e agora foca na medição da tensão elétrica e no religamento do sistema.

No momento, as instalações do instituto estão operando com a energia de um gerador e os funcionários trabalham, por ora, sem telefone nem internet e apenas com parte dos computadores ligados. A previsão do tempo no país e na América do Sul, deve ser solucionada até o final do dia. (Com informações da Agência Brasil)