Inmet prevê 50% de chance de chuva para o DF nesta segunda-feira

Apesar disso, o calor permanecerá intenso nesta tarde. Segundo o Inmet, a temperatura pode chegar a 34ºC, e a umidade, cair a 15%

atualizado 21/09/2020 10:43

Rafaella Felicciano/Metrópoles

O longo período de estiagem no Distrito Federal pode chegar ao fim nesta segunda-feira (21/9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuva na capital, a partir desta tarde, após 119 dias sem registros oficiais.

“Entre a tarde e a noite, temos algo de 40% a 50% de chance de chuva, mesmo que pontual”, afirma a meteorologista do Inmet Naiane Araújo.

Apesar disso, o calor permanecerá intenso nesta segunda. Pela manhã, os termômetros do DF registraram a mínima de 16,3ºC. Mas, à tarde, a temperatura pode bater os 34ºC.

“Da mesma forma, a umidade continua baixa e pode chegar a 20%, 15%”, alerta a meteorologista. Nesta manhã, a umidade relativa do ar chegou à máxima de 70%.

De acordo com Naiane, o calor e a seca devem ser amenizados pela chuva entre terça (22/9) e quinta-feira (24/9). “A temperatura tem uma tendência de ficar entre 28ºC e 29ºC, e a umidade deve ter os valores mínimos em torno de 40%.”

Contudo, a baixa umidade e as altas temperaturas voltam a exigir cuidados ao brasiliense no fim da semana. “Na quinta-feira, volta a dar uma diminuída na chuva, e devemos ter um intervalo de sexta-feira (25/9) até a primeira semana de outubro sem registros de chuva”, acrescenta a meteorologista do Inmet.

0
Recomendações

Enquanto o calor e a baixa umidade não dão trégua ao brasiliense, alguns cuidados são essenciais. As principais recomendações da Defesa Civil durante a época de seca são evitar a prática de atividades ao ar livre das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, não tomar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, descartar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados.

Últimas notícias