CLDF discute rebatizar Torre de TV Digital com nome de Oscar Niemeyer

A sugestão de alteração foi debatida durante audiência pública realizada nesta terça-feira (20) na Câmara Legislativa

Vinícius Santa Rosa/MetrópolesVinícius Santa Rosa/Metrópoles

atualizado 20/08/2019 18:49

A Torre de TV Digital poderá receber o nome de Oscar Niemeyer, autor do monumento. A sugestão de alteração foi discutida durante audiência pública realizada nesta terça-feira (20/08/2019) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Todos os que compareceram ao debate aprovaram a mudança.

O texto foi proposto pelo presidente da CLDF, Rafael Prudente, e ainda deverá ser apreciado pelo plenário da Casa. “Achamos mais do que justa essa homenagem. Não tem como falar de Brasília sem falar de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Não temos nenhum monumento em Brasília que leve o nome de Niemeyer”, argumentou.

Também participaram da audiência: a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; o ex-presidente da Terracap Antônio Gomes Filho; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Daniel Mangabeira; a neta de Niemeyer e presidente da Fundação Oscar Niemeyer, Ana Lúcia Niemeyer; o bisneto do arquiteto Carlos Ricardo Niemeyer; e o jornalista José Silvestre Gorgulho.

De acordo com Vanessa Mendonça, a Secretaria de Turismo tem trabalhado para que a Torre Digital se torne um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. “Estamos reestruturando nossos monumentos. Chamo todos para participarem desse movimento de valorização da nossa cidade. Precisamos direcionar esforços para nossa torre. Ela é uma obra monumental. Assim como Brasília, ela é impactante”, frisou.

Alteração

Daniel Mangabeira destacou a importância do arquiteto para a história da arquitetura mundial e também defendeu que o reconhecimento é necessário. “Niemeyer é uma das maiores personalidades que este país já teve. A alteração do nome é extremamente benéfica, inclusive para a nossa cultura”, disse o presidente do CAU.

“Ao colocar o nome de Niemeyer na Torre Digital, estamos homenageando todos aqueles que contribuíram para que aquela obra fosse finalizada”, comentou Carlos Ricardo Niemeyer, um dos bisnetos do arquiteto.

“A população chama a torre de Oscar Niemeyer. Esse movimento consolida o pensamento do povo brasiliense”, comemorou, emocionadamente, Ana Lúcia Niemeyer.

“Oscar Niemeyer é o arquiteto mais importante do século 20. Essa homenagem talvez não seja do tamanho da obra dele, mas é uma homenagem que bate no coração da cidade e no coração de quem ama Brasília”, pontuou Gorgulho.

Turistas

A Secretaria de Turismo anunciou que irá inaugurar, em breve, um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Torre Digital. Será o primeiro voltado ao trabalho de designers gráficos, de interiores e de produtos.

O Centro de Atendimento ao Turista da Torre de TV Digital é concebido pela união de três agremiações do setor: a Associação dos Designers Gráficos do DF (Adegraf), a Associação dos Designers de Produtos do DF (Adepro) e a Associação Brasiliense de Designers de Interiores (Abradi).

Últimas notícias