metropoles.com

CLDF aprova criação de tarifa social mais barata de água e esgoto

Projeto depende da sanção do governador Ibaneis Rocha para sair do papel

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
familia-pobreza-quarentena-1
1 de 1 familia-pobreza-quarentena-1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (24/3), projeto de lei que cria tarifa social (mais baratas) de água e esgoto para famílias em situação de pobreza no Distrito Federal.

Aprovado em 2º turno, o texto segue o governador Ibaneis Rocha (MDB), que pode vetá-lo ou sancioná-lo.

O Projeto de Lei nº 1.387, de 2020, foi proposto pela deputada Arlete Sampaio (PT) e pelos distritais Fábio Felix (PSol), Leandro Grass (Rede) e Chico Vigilante (PT).

Segundo o texto, as tarifas cobradas das famílias carentes não podem ultrapassar 50% dos valores correspondentes das unidades residenciais padrões para os consumos mensais de até 25m³.

Além disso, o valor da fatura de água das unidades correspondente ao consumo de 15m³ mensais não pode exceder o valor de R$ 32,27. Em caso de reajuste da tarifas, esse valor também deve ser reajustado.

Caso a família fique inadimplente, ela terá o direito de ser abastecida com pelo menos 10³ de água por mês, “salvo quando ficar demonstrado pelo prestador que o não pagamento se deve a motivo distinto de incapacidade financeira do usuário”.

Terá  direito de adesão à tarifa a família em pelo menos uma das situações a seguir:

I – Estiver inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou no sistema cadastral que venha a sucedê-lo ou, observados os critérios de renda estabelecidos para acesso e permanência no CadÚnico, no Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (SIDS), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).

II – Tiver, entre seus membros, pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, ou benefício equivalente que venha a sucedê-lo.

III – For ocupante de edificações residenciais multifamiliares, com medição não individualizada do consumo de água; que faça parte do programa Morar Bem, faixa I, ou outro programa que venha a sucedê-lo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?