metropoles.com

CLDF aprova aumento de ICMS de produtos não essenciais

Projeto de lei do Executivo aumenta ICMS de 18% para 20% de produtos não essenciais, sob justificativa de aumento de arrecadação

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Schmidt/Metropoles
Mercado - inflação - IPCA - Alimentos
1 de 1 Mercado - inflação - IPCA - Alimentos - Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

Deputados distritais aprovaram, na noite desta terça-feira (3/10), o aumento de impostos de produtos considerados não essenciais, com 15 votos favoráveis em segundo turno. O Projeto de Lei (PL) 588/2023, de autoria do Poder Executivo, faz subir de 18% para 20% as alíquotas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

São considerados produtos não essenciais, por exemplo, lubrificantes, itens de perfumaria e preparações cosméticas. Os deputados da base do governo justificaram a necessidade de subir o ICMS desses produtos para garantir receita aos cofres públicos, que recai sob programas sociais e outras ações, como levantou Robério Negreiros (PSD).

Perda de arrecadação

O Executivo traz no PL que o texto vai compensar a perda de arrecadação decorrente das aprovações das leis complementares nº 192/22 e 194/22, que ampliou os produtos e serviços considerados essenciais.

O projeto foi aprovado na Câmara Legislativa com apoio da base e reprovação da oposição. Deputados distritais do PT, PSol e PSB votaram contra e argumentaram que esses aumentos de impostos são contas que serão pagas pela população devido a medidas eleitoreiras, de queda de ICMS, do governo federal de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, como argumentou Fábio Felix (PSol).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?