Sonda encontra grande quantidade de “água” debaixo do solo em Marte
Instrumento detectou “quantidade significativa” de hidrogênio sob cânion marciano. Pesquisas avançam para saber o tipo da água
atualizado
Compartilhar notícia

Uma sonda da Agência Espacial Europeia encontrou uma quantidade significativa de água em uma área acidentada da superfície do planeta Marte. Pesquisadores indicam que o líquido está a poucos metros de profundidade do solo.
A descoberta publicada na revista Icarus foi feita pela sonda Trace Gas Orbiter (TGO), que tem a capacidade de identificar hidrogênio, elemento químico que faz parte da composição da água.
O local onde essa água foi encontrada fica no chamado Valles Marineris, um complexo de cânions no solo marciano. Os cânions são uma forma de relevo caracterizada por extensos paredões. O Valles Marineris tem mais de 3 mil quilômetros de extensão. Isso é mais que todos os cânions do planeta Terra.
Cientistas ainda investigam o tipo de água encontrada sob os cânions marcianos. Ainda é preciso saber se ela está congelada e se está ligada a outros minerais. O local deve ser mais explorado nos próximos anos.
As coletas de informação da sonda TGO foram feitas entre maio de 2018 e fevereiro de 2021. Não é a primeira vez que sinais de água são encontrados em Marte. Outras pesquisas já identificaram pequenas quantidades de água sob o solo do planeta.