Dunas brilhantes em cratera de Marte: entenda o fenômeno

Minerais na superfície do solo evidenciam cores impressionantes e mostram que Marte não é apenas um "planeta vermelho"

atualizado 19/10/2021 6:26

Nasa identifica nuvens estranhas e coloridas em MarteNASA/JPL/UArizona

Ele é chamado de planeta vermelho, mas, ao contrário disso, Marte é repleto de cores além do tom avermelhado característico. Segundo cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa), diversos tipos de minerais na superfície, e também abaixo dela, revelam cores impressionantes no solo marciano.

Imagens impressionantes da câmera HiRISE, a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), mostraram recentemente estes minerais, que aparecem expostos por conta de ravinas que se formaram pela erosão ao longo da lateral da cratera Kaiser.

0

O fenômeno ocorre todos os anos, segundo os especialistas, conforme o sol aquece essas encostas e a geada sazonal de dióxido de carbono sublima, ou seja, muda de sólido para gasoso.

“Algumas dessas valas produzem uma variedade de cores que se destacam nas encostas voltadas para oeste (iluminadas), onde as valas parecem brilhar na luz do inverno”, explicou, em comunicado, a equipe responsável pela HiRISE.

Sonda em cratera

A câmera HiRISE chegou à Marte, a bordo da sonda MRO, em 2006. Desde então tem proporcionado imagens incríveis da variedade de cores e relevos do solo marciano.

A cratera Kaiser, na região de Noachis Terra, é alvo frequente de estudos, porque o terreno apresenta mudanças sazonais nas paisagens, que mudam constantemente.

Mais lidas
Últimas notícias