metropoles.com

Como incentivar seu filho a empreender desde a infância

Pai de Manoela Meroti, a mais jovem palestrante do Campus Party, conta como estimula a filha a experimentar e buscar saídas inovadoras

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Empreendedorismo
1 de 1 Empreendedorismo - Foto: iStock

O grande vilão de muitos pais na atualidade é a tecnologia do entretenimento: filhos passam horas em seus celulares, tablets, computadores e videogames e pouco tempo engajados em outras atividades. O que fazer para mudar isso?

A primeira atitude é analisar se estamos fazendo corretamente o papel de pais e dando o exemplo. Muitas vezes nós passamos mais tempo conectados do que eles! Vejo muitas pessoas com seus dedos frenéticos sempre rolando a tela do celular lendo o que seria o último post, e-mail, notícia e por aí vai.

Trabalho com tecnologia desde muito cedo. Tenho computador desde os 13 anos e, naquela época, ainda não existia internet. E isso era bom! Quando queria um jogo ou um programa de computador, por exemplo, eu tinha que ir até a casa de algum conhecido ou de um amigo para poder copiar. Isso me forçava a um convívio social.

Visitei um amigo recentemente e comentei sobre o filho dele ter ficado ao celular durante as cinco horas em que passamos juntos e a resposta dele me surpreendeu: “Só posso cobrar dele quando eu der o exemplo, porque também passo muito tempo no celular”. Logo depois ele me perguntou: “Como você consegue engajar sua filha a se interessar por outras coisas? ”.

Antes de dar esta resposta, preciso apresentar minha filha. A Manoela tem nove anos e já ganhou um hackathon, o Hackanoel 2016! Ela também foi jurada na competição na BlueHack IBM, participou do Hackathon Womens Health, de um painel sobre Robôs no Arduino Day e foi convidada para conhecer a Elo e a Microsoft. Em tempo: hackathon é uma maratona de programação com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e utilizáveis. Manoela palestrou, ainda, no maior evento de tecnologia do país, a Campus Party, onde falou sobre como começou a empreender aos seis anos.

Arquivo pessoal
Manoela já ganhou um hackathon e palestrou na Campus Party em SP

Antes de tudo isso acontecer na vida da minha filha, lembro-me como se fosse hoje quando ela me pediu dinheiro para comprar uma boneca para o Dia das Crianças. Dei metade do dinheiro e disse que a outra parte ela deveria correr atrás. Pensei que ela pediria o restante para os avôs e tios, mas ela me surpreendeu: Manoela passou a vender no salão de beleza da mãe pulseirinhas de elástico e também quadros que ela pintava. As clientes compravam como forma de colaborar e incentivar a compra do brinquedo. E foi assim que eu e minha esposa encorajamos minha filha a ir à luta, a empreender.

Ensinei também o que aprendi em casa: que não há tarefa de homem ou tarefa de mulher. Desde crianças eu e meus irmãos tínhamos obrigações domésticas como arrumar a casa, lavar a louça e arrumar os quartos. Não recebíamos mesada.

Minha mãe teve tuberculose e nesta época tínhamos que lavar e passar roupa, além de fazer a comida. Aquela conversa de que menino não faz tarefas domésticas nunca existiu em casa. Minha filha foi criada com este mesmo espírito.

O resultado positivo desta educação eu vi em uma das palestras que a Manoela ministrou. Alguém perguntou quem eram os heróis dela e respondeu “são meus pais”. Foi um dos momentos de maior emoção na minha vida!

Arquivo Pessoal

Evandro: “Saia de casa com seus filhos. Passem mais momentos juntos. Existem coisas melhores que jogos no celular”

Para incentivar um filho você precisa acreditar nele. Não existe mágica. Eu acreditei na minha filha e encontrei pessoas que também acreditaram.

Por isso, saia de casa com seus filhos, vá a encontros, feiras, festivais, competições. Faça coisas em família, diga não na hora certa e dê mais atenção a eles. Estipule algumas regras e horários.

E, por fim, lembre-se: todo mundo tem um dom! Observe, procure por oportunidades, tente ajudá-lo a descobrir no que ele é bom. Passem mais momentos juntos. Existem coisas melhores que jogos no celular. Quando seu filho for adulto, ele vai se lembrar dos ótimos momentos que teve com você e não dos brinquedos caros que comprou.


Empreendedor, Evandro Peixoto curte Inovação, Internet das Coisas e já participou de vários hackathons, alguns como mentor. Possui mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia e Internet, com formação em T.I. e MBA em Marketing Digital. Sua filha Manoela Meroti vai palestrar sobre Empreendedorismo na Campus Party Brasília que ocorre de 14 a 18 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?