Chuva espanta foliões e Carnaval no DF tem público abaixo do esperado

Previsão do tempo para o domingo (3/2) é desanimadora: chuva e trovoadas isoladas em todo o DF

Igo Estrela/Metrópoles

atualizado 03/03/2019 9:15

O tempo fechado e a chuva persistente deste sábado (2/3) afastou os foliões brasilienses do primeiro dia oficial de Carnaval. Com muita água e céu encoberto o dia todo, bloquinhos em vários pontos do Distrito Federal tiveram as expectativas de público frustradas, muito aquém da previsão dos organizadores. O número de festeiros, 22,5 mil (de acordo com a Polícia Militar), foi menor do que os 22 mil presentes na abertura da festa em 2017.

Em 2018, o popular Babydoll de Nylon não circulou. Ainda assim, a folia teve um público maior do que o primeiro dia do Carnaval 2019. O bloco voltou às ruas neste sábado (2), no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Conforme a estimativa da Polícia Militar, a festa reuniu 20 mil pessoas, 30 mil a menos do aguardado pelos organizadores.

A notícia para quem pretende festejar no domingo (3) é desanimadora. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo é de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em todo o DF. No meio da semana, as chuvas devem ficar mais volumosas e intensas, com possibilidade de temporais.

Em Taguatinga, a festa foi igualmente frustrada. O Asé Dudu, no Taguaparque, estava completamente vazio. Apenas policiais militares, fiscais de trânsito do Detran, alguns ambulantes e trabalhadores da organização passaram pelo local. As poucas pessoas que chegavam deram meia-volta, diante da ausência de música e foliões.

0

No Setor Bancário Norte, os organizadores esperavam 11 mil pessoas para acompanhar o bloco Rejunta Meu Bulcão. Entretanto, o local também foi atingido por forte chuva, obrigando os foliões a se abrigarem embaixo da marquise dos prédios. O tempo ruim afastou o público e, por volta das 16h, a PM estimava apenas 100 pessoas no evento.

Tumulto e confusão
A Policia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou seis ocorrências até o final da tarde deste sábado (2/3). Duas por embriaguez ao volante (que aguardam o pagamento de fiança), duas por lesão corporal (em que os autores foram liberados após assinarem Termo Circunstanciado), uma por roubo a pedestre na Asa Norte e outra por injúria racial, que também aguarda o pagamento de fiança.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) atendeu 13 pessoas alcoolizadas. A corporação prestou socorro a três vítimas de arma branca na área central, que foram encaminhadas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Duas das vítimas acabaram sendo liberadas em seguida.

A Polícia Militar encaminhou dois menores à Delegacia da Criança e da Juventude por estarem portando drogas. Quatro homens foram flagrados com facas. As armas foram apreendidas e os responsáveis, após assinarem Termo Circunstanciado de Ocorrência, acabaram liberados.

O início da noite foi marcado por tumulto na área externa do Brasília Shopping neste sábado (2). Por causa da chuva forte, foliões que estavam na área central da cidade correram para se abrigar no local. As portas do centro comercial foram fechadas momentaneamente para conter o alto fluxo de pessoas.

De acordo com a Polícia Militar do DF, uma das lojas teve as vidraças quebradas pelos foliões. Segundo a assessoria de imprensa do shopping, a administração autorizou que os lojistas fechassem os estabelecimentos antes do horário normal para prevenir confusões. A comunicação do centro comercial afirma que a vitrine foi danificada por uma mulher que escorregou e atingiu o vidro.

0

 

A Rodoviária do Plano Piloto também registrou intenso fluxo de passageiros, que vinham dos bloquinhos e seguiam para casa. Alguns casos pontuais de empurra-empurra foram registrados, mas sem ocorrência graves. Por causa da chuva e de obras, o local apresentava lama e muito lixo.

Festa cancelada
O Pacotão, tradicional bloco de Brasília, que tem por costume desfilar na contramão da W3, cancelou o evento marcado para as 13h deste domingo (3). Em comunicado, a agremiação alegou não ter recursos suficientes.

No entanto, a apresentação marcada para as 11h desta terça-feira (5) está mantida. Neste ano, o bloco desfilará com a marchinha “Lula Livre”, que causou polêmica por homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segurança
Para dar maior celeridade no atendimento, a Delegacia Móvel da PCDF está funcionando no estacionamento da Torre de TV. Qualquer ocorrência pode ser registrada no local. Há ainda um Posto Avançado de Identificação de suspeitos e um Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML) para atendimento em casos de lesões corporais leves.

O efetivo foi reforçado em todas as delegacias, principalmente na 5ª e na 1ª, onde se concentram 75% dos eventos carnavalescos.

No Carnapati, evento realizado no Parque da Cidade, foram distribuídas 156 pulseirinhas de identificação infantil. Neste domingo (3), a emissão das pulseirinhas será feita no Baratinha, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, das 14h às 20h.

A corporação também está com estrutura montada no estacionamento da Torre de TV. No local, há um Ônibus de Tecnologia e Estratégia, com câmera de monitoramento e filmagem até 15 metros de altura, um Ônibus de Apoio à Comunicação com a Imprensa, um Ônibus de Apoio para Registro de Ocorrências de Menor Potencial Ofensivo e o Ônibus de Gerenciamento de Crise, que abriga equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para reforço caso haja necessidade de atuação policial em situações mais graves, como o desarmamento de bombas.

Durante o evento Na Batida do Morro, no Setor Comercial Sul, houve tumulto e a PMDF precisou solicitar o desligamento do som. Um dos policiais foi atingido por uma garrafa de vidro. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base, onde ficou em observação. Após ser medicado, o agente foi liberado, mas com a recomendação de repouso. Seis armas brancas foram recolhidas pelos policiais militares na área do show. Houve conflitos na dispersão do público que se mostrou bem agressivo com a intervenção da PMDF.

Trânsito
Neste sábado (2), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza intervenções para garantir segurança e fluidez no trânsito em seis locais: Eixo Monumental, Parque da Cidade, Águas Claras, Setor de Indústrias Gráficas, Asa Norte e Setor Bancário Norte. Para realização da ação foram destinados 78 agentes, 28 viaturas operacionais e quatro motociclistas.

A via que contorna o Parque da Cidade ficará em sentido único e anti-horário, das 14h às 2h, no trecho compreendido entre a 906 e a 911 Sul, em razão do evento Carnaval no Parque.

Na Asa Norte, o estacionamento público da Quadra 4 do Setor de Autarquias Norte – atrás da 201 – ficará fechado, das 17h à 0h, para a realização do Carnaval Praça dos Prazeres.

No Setor Bancário Norte, a interdição será no estacionamento público próximo ao Edifício Vale do Rio Doce, das 15h às 22h, para festa do bloco Rejunta Meu Bulcão.

Já na Quadra 8 do Setor de Indústrias Gráficas, o estacionamento público em frente ao Primeiro Bar ficará interditado, das 11h às 2h, para o evento Melhor Carnaval do Primeiro. Em Águas Claras, o estacionamento público situado na Rua 31 Sul – entre as avenidas das Araucárias e Boulevard Sul – ficará fechado, das 15h às 22h, para o evento Desfile das Escolas de Samba, com público estimado em 1 mil pessoas. (Com informações da Agência Brasília)

Últimas notícias