Chuva: bacia de contenção transborda e 15 casas são destruídas no DF

Residências no Sol Nascente ficaram alagadas. Equipes da Defesa Civil avaliam a possibilidade de retirada de bens das famílias

atualizado 19/11/2022 17:26

Colchão e móveis em chão de barro com árvore ao fundo Divulgação/Defesa Civil

Uma bacia de contenção transbordou após as chuvas na noite dessa sexta-feira (18/11) e alagou casas no Sol Nascente, região do Distrito Federal. Cerca de 15 residências foram invadidas pela água.

De acordo com a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), um gabinete foi formado para avaliar a situação e redirecionar as ações que contam com a participação da Defesa Civil e diversos órgãos do GDF.

Veja imagens do estrago:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

“A bacia foi construída pela Secretaria de Obras. Trata-se de um dispositivo fundamental da rede de drenagem, pois é por ela que a água é captada para as bocas de lobo e levada”, diz a SSP, em nota.

Segundo a pasta, a Novacap é responsável pela manutenção das lagoas de detenção, especialmente a limpeza dos dispositivos de saída, o que tem sido feito frequentemente.

​”Houve entupimento da saída em função do lixo e transbordamento da água. Cabe ressaltar que a limpeza no local tem sido feita de forma recorrente, mas neste período de chuva, o lixo jogado pela população acaba sendo arrastado para diversos locais durante esse tipo de transbordamento”, informa a SSP-DF.

Equipes da Novacap, Defesa Civil, SLU, Administração Regional estão atuando no local. Conforme a Defesa Civil, o local já foi isolado. As equipes fazem levantamento de áreas de risco e avaliam a possibilidade de retirada de bens das famílias.

Mais lidas
Últimas notícias