metropoles.com

Chutes e soco em mulher: quem é o coronel da PMDF preso por desacato

Investigado por suposta prevaricação, coronel da PMDF foi preso após desacatar corregedor durante operação de busca e apreensão

atualizado

Compartilhar notícia

PMDF/Divulgação
Coronel - Metrópoles
1 de 1 Coronel - Metrópoles - Foto: PMDF/Divulgação

Preso por desacato na manhã de quinta-feira (14/9), o coronel Alessandro Marco Alencar Alves (foto em destaque) chefiou o Departamento de Controle e Correição, do Comando-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), até ser exonerado, em fevereiro de 2022.

O oficial é bacharel em direito e tem pós-graduação em direito público, segurança pública e direito criminal. Até o começo de 2022, recebeu seis condecorações da PMDF. Além da Corregedoria, ocupou outros postos de destaque na tropa, como, por exemplo, chefe operacional de Inteligência.

O oficial foi preso por desacatar o atual corregedor-geral da PMDF, Leonardo Cerqueira, durante busca e apreensão na casa do próprio coronel Marco Alencar, no Park Way.

O desacato teria ocorrido após o oficial perguntar o motivo das buscas. Recebeu a resposta de que só seria informado se constituísse um advogado para ter acesso ao processo, que tramita em sigilo. O coronel teria alegado abuso de autoridade. A discussão começou.

Segundo apuração da coluna Na Mira, Marco Alves é investigado por suposta prevaricação em um episódio de agressão ocorrido em setembro do ano passado.

Na ocasião, um PM deu socos e arrastou uma mulher pelo cabelo durante uma briga no bar Villa Butiquim, em Samambaia. O agressor foi identificado como David Ricardo Lima Nunes, 41 anos, lotado no 6º Comando de Policiamento Especializado, em Santa Maria. O militar era motorista de Marco Alves.

Nunes responde às acusações em liberdade. O praça chegou a ser levado à delegacia após a briga, mas não se pronunciou. Na ocasião, o casal Karolayne Santana e Hugo Kaczan, ambos de 27 anos, e uma amiga foram ao bar para assistir a um jogo do Brasil e comemorar o aniversário de Hugo.

Veja as imagens da confusão:

0

Quando os três pagaram a conta e estavam deixando o local, um homem de camiseta cinza começou a assediar Karolayne. Hugo avisou que a mulher estava acompanhada, mas o homem insistiu. Hugo mostrou o dedo e, então, ouviu uma ameaça.

Depois de ser abordado pelo homem de camiseta cinza, o amigo dele, David Ricardo, que vestia camiseta preta, desferiu um soco no rosto de Hugo. A esposa, que estava mais à frente, viu a confusão e tentou separar a briga. David a puxou pelos cabelos e a jogou com violência no chão. Câmeras de segurança flagraram a cena.

Outro lado

À coluna a defesa do coronel, representada pelo advogado Edson Marques, disse se tratar de uma injustiça e que vai se limitar a fazer a defesa nos autos do processo. Procurada, a PMDF não se manifestou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?